Mapa Conceitual
Por: paullasantos • 14/5/2015 • Projeto de pesquisa • 384 Palavras (2 Páginas) • 1.890 Visualizações
A teoria psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud, e representou um grande avanço na teoria social e nas ciências humanas ao abrir um caminho para uma diferente orientação no mundo e na ciência. Freud, um médico interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos ou histéricos, propôs na ultima década do século XIX, conceitos que alicerçaram a psicanálise como o inconsciente, a repressão, a sexualidade infantil, a relação entre sintomas neuróticos e fenômenos da vida psíquica normal, entre outros conceitos do tratamento analítico. O método básico da Psicanálise é a interpretação da transferência e da resistência com a análise da livre associação.
Partindo do ponto de vista que a psicanálise é um dos pilares de estudo sobre o comportamento humano, podemos dizer que ela contribui pra que o autoconhecimento e a busca pra entender o comportamento do outro seja de formas significativas. Pois, se analisarmos os primeiros conceitos de Freud no início do século passado, veremos que entender de gente, de si mesmo e em seguida do outro, tem se tornado um grande diferencial. E para nós futuros administradores, atualmente, o conhecimento sobre si mesmo é uma condição imprescindível para que resultados sejam alcançados, certo que as empresa não é só feita de pessoas, mas, a sua essência, sua cultura, seu clima organizacional, depende diretamente da forma com que o gerenciamento das pessoas é efetuado e é ai
que a psicanálise contribui: a transformação, adaptação, o comportamento humano deve passar pela busca incessante de melhor aproveitamento do potencial humano, dentro da organização para alcançar resultados estratégicos como dentro da vida do profissional melhorando aspectos de sua qualidade.
O problema é que muitas pessoas confundem a psicanálise sob o ponto de vista clínico com o organizacional. Se por um lado Freud disse que A Psicanálise é um método para tratamento de distúrbios neuróticos ele também disse, na mesma definição que A Psicanálise é um procedimento para investigação de processos mentais. Então o seu uso vai depender da forma com que esses processos são analisados.
Sendo assim a psicanálise é importante, pois faz entender as atitudes e as funções psicológicas fundamentais e dirigir cada uma sobre a ação do instante e no mínimo, o posicionamento estratégico sobre o momento de falar com alguém direcionando os mecanismos da percepção para pontos focais determinísticos.
...