Marketing 2.0
Por: 41564364 • 8/8/2015 • Trabalho acadêmico • 314 Palavras (2 Páginas) • 586 Visualizações
Foi aí que o reino do marketing 1.0 se acabou, e em seu lugar entrou o marketing 2.0, que tem a finalidade de implantar a segmentação e entender as necessidades dos consumidores, as empresas finalmente se tocaram e expandiam a linha de produtos para determinados tipos de consumidores, além disso é preciso mostrar que tem qualidade e que realmente vale cada centavo comprar aquele produto. O marketing 2.0 ensinou aos consumidores que ele sempre tem a razão. É a era do consumidor.
OBJETIVO
Objetivo de satisfazer e reter consumidores. Surgiu na atual era da informação. Com consumidores mais bem informados, o valor do produto é definido pelo cliente. O profissional de marketing tem de chegar ao coração e mente do consumidor. A abordagem centrada no consumidor pressupõe implicitamente que os clientes sejam alvo passivo das campanhas de marketing.
FOCO
o foco para o consumidor de modo a entender suas necessidades e desejos além de firmar o bordão de que "o cliente tem sempre razão". Assim, se expandem as linhas de produtos apresentando mais variações e frisando a qualidade. Nessa etapa, os clientes já podiam escolher outros modelos de carros, com outras cores e funções.
década de 60 e 70
A primeira grande mudança neste cenário veio em 1960 por Theodore Levitt, mais tarde intitulado como o pai do marketing. Professor em Harvard Business School, publicou um artigo na revista “Harvard Business School Review” com o nome de “Miopia de Marketing”. Ele revelou uma série de erros de percepções, mostrou a importância da satisfação do cliente e transformou o mundo dos negócios para sempre. O “vender a qualquer custo” deu lugar à “satisfação garantida”.
No início da década de 60, Jerome McCarthy apresentou o conceito dos 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção, assim caracterizando o mix de marketing, os 4Ps foram introduzidos como quatro variáveis básicas que comporiam a estratégia de mercado de uma empresa.
...