Marketing
Por: FABRICIO RICARDO DOS SANTOS SILVA • 15/5/2015 • Monografia • 5.281 Palavras (22 Páginas) • 180 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
Faculdade Anhanguera de Taubaté
Curso de Administração
Carolina Raquel da Mota Campos
Graziele Alves Martins
Endomarketing:Uma Ferramenta na Gestão de Pessoas
Professor(a) Orientador(a): Titulação Nome Completo
Taubaté
2015
SUMÁRIO
1. Introdução
1.1. Objetivos da Pesquisa
1.2. Justificativa
2. Revisão de Literatura
3. O Método da Pesquisa
3.1. Redação do projeto de pesquisa
3.2. Informações sobre o arquivo do modelo padrão
3.3. Como atualizar o Sumário
3.4. Como atualizar as Listas de Figuras e Tabelas
3.5. Lista de Siglas
4. Cronograma
Referências
- Introdução
Com a globalização o mercado se tornou mais competitivo, onde há diversas empresas atuando no mesmo segmento, neste novo cenário foi preciso que a boa relação com seus clientes e um diferencial competitivo, onde haja valorização de seus funcionários, uma comunicação interna eficiente e um bom ambiente de trabalho, sejam primordiais para sobreviver ao mercado atual.
A partir dessa necessidade, a indústria japonesa identificou o Endomarketing como uma importante ferramenta que liga o marketing com a área de gestão de pessoas, visando à valorização do funcionário e a melhor comunicação interna. Assim, o marketing será utilizado em todos os departamentos para que haja comprometimento das pessoas envolvidas em um todo o processo, a fim de obter um objetivo geral.
- Objetivos da Pesquisa
- Objetivo Geral
Neste trabalho será analisado o Endomarketing como uma ferramenta de gestão de pessoas, uma vez que o capital humano vem assumindo maiores proporções dentro das organizações, tendo como foco principal o cliente interno (funcionários).
- Objetivos Específicos
- Identificar os pontos fortes e fracos da ferramenta Endomarketing
- Verificar os resultados após a implantação do Endomarketing
- Mensurar os benefícios que este método pode trazer para a organização como um todo.
- Justificativa
Como hoje a Gestão de Pessoas é uma importante área dentro de uma organização é preciso meios para que sua equipe se mantenha sempre motivada, agregando valor à empresa. O Endomarketing, surge com ações que tem como uma de suas finalidades a motivação e a satisfação de seus funcionários, o que faz com que as ações implantadas na organização seguindo esse raciocínio, proporcione a redução da rotatividade dos funcionários, diminuindo os custos com treinamentos e possíveis processos trabalhistas, também alcança o comprometimento de seus colaboradores com os objetivos organizacionais, dentre outras vantagens.
- Revisão de Literatura
Antes de ser abordado o tema Endomarketing, é preciso fazer uma contextualização sobre o Marketing.
O mercado atual é composto de informações rápidas e uma intensa globalização, tendo como conseqüência uma concorrência imensurável, para isso o marketing é utilizado como uma ferramenta para se antecipar às necessidades do mercado e assim gerar lucro para as organizações.
O termo marketing, que deriva da palavra inglesa (market ,mercado) começou a ser emprego o séc. XX em empresas nos Estados Unidos e em 1930 foi fundada a AMA (American Marketing Association) associação que ficou responsável em desenvolver profissionais para a área e que hoje é a classe representante mundial de marketing.
No Brasil, o conceito foi empregado apenas em 1950, trazido por multinacionais americanas que se instalaram no país.
Para Kloter e Keller (2006), Marketing pode ser definido como um envolvimento de identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais “supre necessidades lucrativamente.
Segundo Holley,Piercy e Nicolaud (2011), em 2004 o AMA divulgou um novo conceito de marketing “ O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos de criar, comunicar e entregar valor aos clientes e para administrar as relações com clientes de maneiras que beneficiam a organização e seus stakeholders”.
Hooley, Piercy e Nicolaud (2011, pag. 04) afirmam que:
De modo geral, entende-se que o conceito de marketing propõe que, em mercados cada vez mais dinâmicos e competitivos, as empresas e as organizações com maior probabilidade de sucesso são aquelas que percebem as expectativas, necessidades e desejos dos clientes e adéquam de modo a satisfazê-lo melhor que seus concorrentes.
“A essência do marketing é o processo de trocas, nas quais duas ou mais partes oferecem algo de valor para o outro, com o objetivo de satisfazer necessidades e desejos ”(COBRA, 2009, pag. 04)
A área de marketing é a ligação da empresa com os consumidores e público externo, sendo umas das principais áreas para o desenvolvimento da organização, pois verifica quais as necessidades dos consumidores e agrega valor ao produto comercializado, se envolvendo não apenas na área de vendas do produto mais também na criação, desenvolvimento e entrega dos mesmos.
Na década de 80, com o crescimento de empresas em um único segmento e com clientes cada vez mais exigentes, as empresas verificaram que apenas satisfazer a necessidade de seu público já não era o suficiente para garantir seu espaço no mercado e que seria preciso estar a frente das necessidades de seus clientes, assim a empresa se tornaria um parceiro, o Marketing Holístico se mostrou uma importante ferramenta de diferenciação das organizações perante seus clientes e concorrentes. .
...