TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  30/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 3

1-  O que é estratégia da produção?

Skinner da a definição de estratégia como sendo um conjunto de planos e políticas que a companhia estabelece para obter vantagens sobre os seus concorrentes.

A estratégia da produção pode ser entendida como uma formulação de planos para alcançar as metas para utilizar os recursos de uma empresa,   conceitua a estratégia da produção como sendo um visão da  produção que considera direções globais, dessa forma a estratégia da produção deve ter como resultado uma vantagem competitiva para organização por meio de decisões na área da produção.

2.       Quais são as metodologias para formular a estratégia da produção apresentadas pelos autores?

HILL

Modelo de Hill contem 5 etapas sendo elas:

1ª etapa: atua no longo prazo de maneira em que visa um entendimento dos objetivos corporativos da empresa, para que a estratégia de produção demonstre a contribuição para esses objetivos, e as organização não podem ter a mesma EP pois atuam em áreas diferentes, com natureza econômica e mercados diferentes, ou seja para cada companhia as EPs serão diferentes pois as mesmas tem objetivos diferentes.

2ª etapa: age sobre a estratégia marketing da empresa alinhando ela para os objetivos corporativos, identificando os mercados de produtos/serviços a que a EP deve atender, além disso, identificando a características desses produtos/serviços (mix e volume da produção).

3ª etapa: tem o papel de definir quais são os produtos ganhadores de pedidos e quais são os qualificadores de pedidos, ambos os critérios são importantes para que a empresa possa manter a posição e crescer.

4ª etapa: nada mais é do que a definição escolha do processo, é escolhido qual é o processo mais adequado para a produção da empresa.

5ª etapa: diz respeito a infra estrutura da organização, não se trata mais de processo e sim os procedimentos, sistemas, controles, estruturação do trabalho, estrutura organizacional entre outros que não envolvam aspectos processuais da produção.

PLATTS - Gregory

Adota uma estrutura de processo analítico e racional, tendo uma metodologia de auditoria para o desenvolvimento das estratégias de produção, tendo por objetivo identificar os objetivos da manufatura, as medidas de desempenho atuais da manufatura e as mudanças que serão necessárias, tal procedimento se divide me 3 etapas:

1ª etapa: da a posição de mercado da empresa, visando identificar o nível de desempenho e  os fatores exigidos pelo mercado, característica, qualidade, entrega, flexibilidade e preço.

2ª etapa avalia as capacidades da produção (politicas de controle, fornecedores, amplitude do processo, processos, instalações, capacidade, qualidade, politicas de controle e novos produtos). Identificar e avaliar a pratica corrente da produção e atingir o tipo de desempenho que foi indicado na 1ª etapa.

3ª etapa: nada mais é do que o desenvolvimento de novas estratégias da produção para isso deve ser feita a analise dos critérios competitivos importantes, identificar áreas onde a fragilidade contribui para um desempenho ruim ou vulnerabilidade, ver as oportunidades e ameaças e desenvolver alternativas para formar a base de uma nova estratégia.

SLACK

Utiliza a metodologia GAP, que se compreende em quatro passos:

1º passo: estabelece objetivos da produção, traduzindo a estratégia competitiva em objetivos da produção, ou seja a empresa tem que compreender o desempenho  competitivo de cada produto, e ter uma visão do futuro da capacidade de produção que terão que ser desenvolvidas.

Identificando os objetivos de desempenho para cada produto, que podem ser eles: ganhadores de pedidos, qualificadores e menos importantes.

2º passo: avaliar o  desempenho da função da produção, já as medidas de desempenho (preço, qualidade, flexibilidade, confiabilidade das entregas e tempo) só tem significado quando comparado com os concorrentes.

3º passo é priorização da lacuna entre a classificação da importância de cada objetivo de desempenho e a classificação do desempenho desse objetivo que da o guia da prioridade.

4º passo: Desenvolvimento de plano de ações criado por todo o pessoal de operações. Analisar em quais áreas poderiam haver melhoras (tecnologia de processos de operação, na organização da operação, rede de suprimentos, fluxo de informação como do fluxo de material, entre outras)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com