Marketing
Por: Tiago Merlo • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.467 Palavras (10 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
tecnologia em PROCESSO GERENCIAL
TIAGO MERLO
NETSHOES:
A Netshoes Ruma em Direção à Nasdaq
[pic 3]
Quilombo - SC
2013
TIAGO MERLO
NETSHOES:
A Netshoes Ruma em Direção à Nasdaq
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia de Processo Gerencias daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos de Marketing, Diagnóstico Organizacional. Gestao de Custos e Metodologia Cientifica.
Orientador: Fernanda Gazziero
Prof: Marcos Marques. Rinaldo Lima. Edilson Gonçalves Moreira. Taise Nishikawa.
Quilombo -SC
2013
SUMÁRIO
1 ORGANIZAÇÃO
2 A NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO À NASDAQ
3 CONCLUSÃO 0
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1
1 ORGANIZAÇÃO
A Netshoes uma das empresas de varejo mais conceituadas mundialmente, fundada em 2000, pelos primos Marcio Kumruian e Hagop Chabab no estado de São Paulo teve sua história de altos e baixos.
Uma empresa que a princípio era apenas mais uma loja física que seguia os padrões logísticos da época, meio que por acaso se transformou em uma empresa do ramo varejista, com ideias inovadoras, estratégias e marketing fortemente traçados que favoreciam muito as vendas, atraíam o público e assim obtiveram sucesso em um curto prazo.
Logo, a Netshoes se transformou em uma empresa de varejo exemplo para as outras que vinham surgindo, o principal motivo para que isso acontecesse se resume em apenas duas palavras elementar em qualquer tipo de empresa: Satisfação de Clientes.
O presente trabalho expõem de uma forma dinâmica dentro de uma redação os pontos principais para tanto sucesso e a história da Netshoes, conceituando alguns temas abordados em aula no curso de Tecnologia de Processos Gerenciais, da universidade UNOPAR (Universidade Norte do Paraná).
2 A NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO À NASDAQ
A Netshoes é considerada uma das maiores empresas varejistas online do país. Criada por Marcio Kumruian a empresa possui um faturamento anual de 1,2 bilhões de reais.
Tudo teve início no ano de 2000, com a fundação de uma sapataria de rua no centro de São Paulo, tal negócio foi avançando durante uma década até se tornar a Netshoes de hoje a qual não para de crescer. Seu diferencial é o foco em somente uma linha de produtos, os esportivos e a existência da empresa apenas online, eliminando assim a linha padrão de empresas físicas.
Aquela empresa pequena de pouco valor, se tornou em tão pouco tempo uma das maiores empresas varejistas atraindo a cobiça de investidores do mundo inteiro, ofertas grandes foram feitas por suas ações e algumas dessas propostas foram aceitas.
Todas as negociações feitas pela empresa Netshoes eram para dar ênfase ao plano da abertura de capital na Nasdaq, a bolsa de tecnologia americana, o que daria a empresa um reconhecimento esplêndido, pois estaria com suas ações listadas juntamente com as maiores companhias de tecnologia do mundo.
Para alcançar o potencial que a Netshoes têm hoje, Kumruian passou por situações um tanto desanimadoras, sua primeira tentativa foi fracassada, e foi em um desses fracassos que ele aderiu a um programa do banco Real que incentivava pequenos varejistas a vender pela internet por meio da página do banco, solução encontrada para desovar os sapatos encalhados provenientes da falência de sua loja. E foi assim que Kurmruian e seu primo começaram a ganhar gosto pelo comércio eletrônico.
A iniciativa de Kumruian em investir no comércio eletrônico brasileiro, foi um tanto arriscada e ao mesmo tempo inovadora, na época esse tipo de comercio era pouco conhecido e usado pelas pessoas, fora que gigantes do varejo nacional vinham ganhando espaço no comércio eletrônico.
A Netshoes era uma micro empresa nesse ramo quando comparada as gigantes como submario ou americanas, mas tamanho não significa incapacidade de competitividade ou menor lucro em suas negociações, quando a empresa oferece qualidade no que faz e em seus produtos ela conquista clientes fiéis.
O prazo de pagamento para satisfazer os clientes deixavam as empresas com suas economias em alerta, pois o prazo que tinham para pagar os fornecedores era muito menor do que o prazo oferecido aos clientes, com isso a única solução para conseguirem se manter no mercado era cortar o máximo possível de gastos internos e externos. Acabaram cortando os custos na área da logística.
Não demorou muito para as reclamações dos clientes sobre a entrega dos produtos começarem a chegar de maneira drástica. As grandes empresas acabaram perdendo um pouco de espaço devido a tantas reclamações, o que deu oportunidade para as médias e pequenas empresas como a de Marcio Kumaruian que vinham com um modelo alternativo, ganhar seu lugar. O foco em apenas um produto e a ênfase no atendimento conquistou os clientes.
A fórmula para a Netshoes crescer tanto, foi uma combinação de tecnologia com dinheiro investido em marketing, os investimentos foram altos e inovadores, porém recompensados. As estratégias de marketing traçadas pela empresa visavam satisfazer os clientes ao máximo possível, faziam com que o cliente percebesse o valor que ele tem para a empresa, tentando mantê-lo próximo.
Ao entrar no site da Netshoes um programa reconhece o perfil de cada internauta, assim a empresa sabe qual tipo de produto faz o estilo do cliente, assim poderá oferecer produtos específicos facilitando ainda mais para ele fazer suas compras. Dentre esses internautas da Netshoes há cinco tipos de clientes:
- Clientes Potenciais:
- Possíveis clientes compradores que podem se beneficiar do seu produto/serviço;
- Talvez conheçam seu negócio, mas nunca compraram de você;
- Tem potencial financeiro e poder de decisão para a compra;
- Busca informações sobre o produto;
- Detectado através de segmentação de mercado.
- Escala de Lealdade:
- Clientes que realizam a primeira compra e passaram a conhecer o produto/serviço;
- Compra em pequena escala;
- Sua satisfação determinará a continuidade do relacionamento com a organização;
- Hora da verdade/momento da avaliação.
- Clientes Eventuais:
- Satisfeitos, repetem a compra, mas não concentram a maioria do volume comprado naquela marca específica.
- Clientes Fiéis:
- Clientes que concentram a maior parte das compras do produto/serviço na mesma marca;
- Adoção da marca/produto
- Advogados/Defensores da Marca:
- Compra continuada;
- Desenvolvem envolvimento emocional com a marca;
- Indicam a outras pessoas;
- “Entusiastas da marca” produzem efeito boca-a-boca;
- Defendem a empresa de ações negativas.
Hoje quem quer ser lembrado sempre pelos seus consumidores precisa estabelecer uma ligação emocional com eles, construida na base da proximidade e da confiança. Quando essa relação acontece, a probalidade do cliente repetir a compra é muito grande, pois mantera um vinculo de desejo com a marca, produto ou com as ações da organização. Mas nem sempre é facil manter esta relação com o cliente, por isso da importância de boas estrategias de marketing nas organizações, para fazer a diferença.
...