Matematica
Por: Wilson Fontanelli Neto • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.324 Palavras (6 Páginas) • 743 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
POLO DE SIQUEIRA CAMPOS - PARANÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
METODOLOGIAS PARA O USO DA SAPATERIRA
ADAUTO VIEIRA
PEDRO GABRIEL FAUSTINONI
TATIANA VIEIRA DELCOL
SIQUEIRA CAMPOS
JUNHO / 2011
Metodologias para o uso da Sapateira
- INTRODUÇÃO
Pretendemos ensinar os professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental a utilizar corretamente o material concreto: sapateira, também conhecida como quadro valor lugar, com o objetivo final da sistematização e compreensão das características do Sistema de Numeração Decimal pelos alunos, onde no decorrer das atividades propostas iram descobrir as regularidades existentes e realizar os devidos agrupamentos e trocas.
Nosso problema recai em como ensinar os professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental a resolver operações envolvendo adição e subtração usando a sapateira?
- OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS
Temos como objetivo geral retomar e ampliar os conhecimentos sobre as operações envolvendo números naturais, seus significados e aplicações na resolução de operações de adição e subtração. E como objetivo específico efetuar adição, subtração envolvendo números naturais, reconhecendo elementos e aplicando as idéias associadas a cada operação; relacionar adição e subtração com operações utilizando a sapateira.
O uso da Sapateira na Educação básica tem por finalidade o desenvolvimento do pensamento, usando outras maneiras para solucionar operações envolvendo adição e subtração.
Dentro deste contexto temos os estudos de adição e subtração e como utilizar a sapateira para essas operações.
- SAPATEIRA – QUADRO VALOR LUGAR
Este projeto tem como objetivo colaborar no processo de ensino-apredizagem, com um estudo das metodologias existentes, e com base em resultados propor metodologias construtivistas, diminuindo assim as dificuldades encontradas na compreensão no ensino de operações em Matemática.
O projeto inicia com uma breve revisão de adição e subtração num primeiro momento relata as dificuldades encontras em sala de aula pelos alunos para resolver operações envolvendo adição e subtração. Em um segundo momento mostra metodologias construtivistas “Sapateira” como alternativa para o professor em sala de aula.
Baseando-se nas teorias construtivistas, pretende-se propor, descrever, aplicar, analisar, interpretar e validar estratégias de ensino para o cálculo de operações, utilizando materiais didáticos manipuláveis “Sapateira”. Os materiais manipuláveis bem como a sapateira têm a finalidade de permitir ao aluno, pelo manuseio dos mesmos, construir seu próprio conhecimento, favorecer a aplicação prática dos conceitos operacionais na resolução de operações de adição e subtração, estimulando assim uma aprendizagem significativa.
Para validar a proposta dessa pesquisa foram elaborados questionários para 3 professores do Ensino Fundamental e Médio, onde perguntavam as dificuldades encontradas ao lecionarem sobre as operações de adição e subtração com a utilização da sapateira.
Após a aplicação dos exercícios aos discentes, pudemos obter resultados satisfatórios, com isso atingimos o nosso objetivo principal que é mostrar a real importância da inserção de novas metodologias em sala de aula no cálculo de operações básicas de adição e subtração em matemática usando a “Sapateira”.
3.1 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM A SAPATEIRA
Começamos associando uma unidade a cada canudo representando uma unidade, e chamamos de soltinho. E cada vez que juntamos 10 canudos, amarramos e representamos uma dezena, e chamamos de amarradinho. E a cada vez que juntamos, 10 pacotes amarradinhos simbolizamos uma centena, que chamamos amarradão.
Para fazer uma adição utilizando a sapateira, usamos um exemplo 125+103= 228.
Adição
1º passo-acrescentar os canudos correspondentes a cada ficha e indicar o resultado da adição com as fichas e canudos.
2º passo - Adicionado
-Temos 5 canudos soltos + 3 canudos soltos= 8 canudos soltos
-Temos 2 amarradinhos de 10 canudos cada um+ 0 (zero) amarradinhos de 10 canudos cada um= a 2 amarradinhos de 10 canudos cada um
-Temos um amarradão de 100 canudos cada um+ um amarradão de 100 canudos cada um= 1 2 amarradão de 100 canudos cada um.
-Ficamos com 2 amarradão de 100 canudos cada um, mais 2 amarradinhos de 10 canudos cada um, mais 8 canudos soltos.
C D U
1 2 5
+ 1 0 3
2 2 8
Subtração
1º passo-acrescentar os canudos correspondentes a cada ficha e indicar o resultado da subtração com as fichas e canudos.
2º passo - Adicionando
-Temos 4 canudos soltos -3 canudos soltos =1 canudo solto.
-Temos 5 amarradinhos de 10 canudos cada um -2 amarradinhos de 10 canudos cada um= 3 amarradinhos de 10 canudos cada um.
-Temos 2 amarradão de 100 canudos cada um -1 amarradinho de 100 canudos cada um= 1 amarradinho de 100 canudos cada um.
...