Modelo de Capa e Contra-Capa
Por: Wédny Vinícius Winchester • 18/12/2015 • Trabalho acadêmico • 698 Palavras (3 Páginas) • 556 Visualizações
Resumo
Técnicas de Observação direta e Participante
No nosso dia-a-dia, existem muitas situações em aula de Educação Física, em que precisamos aprender um pouco sobre as técnicas de observação. Para ver é necessário selecionar um foco de atenção dentro do contexto em que estamos olhando. Portanto, quando desejamos observar uma aula de Educação Física, precisamos selecionar quais aspectos que serão o foco da nossa observação.
Podemos observar diferentes relações, tais como: professor-aluno; aluno-aluno; aluno-material. se os conteúdos estão de acordo com a idade, ou, ainda, os níveis de motivação dos alunos.
Observação participante, o observador tem um grande envolvimento com a realidade. Ele assume o papel de membro do grupo.
Observação direta, o observador atua como espectador, ficando alheio à situação.
Existem vantagens e desvantagens nas duas formas de observação. É muito importante que você avalie bem qual é a melhor forma de observação para atingir o objetivo desejado. O grau de envolvimento pode variar de acordo com a decisão do observado.
Uma observação de uma aula de Educação Física é uma análise sobre as atitudes do professor, em relação à discriminação entre meninos e meninas (gênero), no ensino dos esportes coletivos.
1.2 A Construção de Parâmetros para Observação na
Educação Física
Para realizar uma boa observação, é necessário definir claramente quais são os objetivos e quais são os aspectos do contexto a serem observados.
As observações científicas são realizadas em condições explicitamente especificadas, ou seja, é preciso estabelecer:
- onde – em que local e situação será realizada a observação;
- quando – em que momento;
- quem – quais serão os sujeitos a serem observados;
- o que – que comportamentos e circunstâncias ambientais devem ser observados;
- como – quais as técnicas de observação e registro serão utilizadas.
Repare que o conteúdo descritivo compreende uma descrição detalhada de tudo que ocorre no contexto da aula, ou seja:
- Descrição do local. Onde está sendo realizada a atividade de observação? Quais são as características desse local? Lembre-se que, no caso da Educação Física, as características do local afetam bastante as atividades e, consequentemente, no resultado de sua observação.
- Descrição das atividades. Descrever o desenvolvimento das atividades, na sequência em que elas acontecem.
- Descrição dos sujeitos. Quem são os participantes? Quantos são? Qual o sexo e a idade deles?
- Reconstrução dos diálogos. As palavras, os gestos, os movimentos, a forma de interação dentro da atividade — é importante registrar sempre as próprias palavras dos participantes, para utilizá-las como citação.
- Descrição de eventos especiais. Pode surgir uma situação inesperada, que altere de forma significativa o desenvolvimento da atividade e/ou a dinâmica do grupo.
- Os comportamentos do observador. É necessário incluir nos relatos as situações onde o observador teve contato, físico, ou verbal, com os participantes.
Já, o conteúdo reflexivo compreende as anotações do observador, que foram feitas durante a observação, e que estão relacionadas a questionamentos, a especulações sobre possíveis relações, dúvidas, ou ideias, e outros.
...