Motivação, Força Subjuntiva
Por: Mailson Queiroz • 11/11/2018 • Trabalho acadêmico • 490 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
A motivação é uma força subjetiva que é despertada através de impulsos de animo, uma espécie de energia ou tensão que nos põem em movimento, sendo fundamental para a vida humana, pois nos comportamos de acordo com aquilo que nos motiva, seja internamente ou externamente. A motivação dentro de uma organização influenciara positivamente no comportamento de seus colaboradores, lembrando que em muitos os casos a motivação interior dependem principalmente da motivação exterior.
Quando a liderança tem como objetivo transformar um grupo de pessoas comuns em equipe que geram resultados, podemos citar esse líder como um bom exemplo de motivação, pois na maioria dos casos um bom líder saberá que sempre que for preciso também buscara ajuda, essa liderança só funciona quando os colaboradores percebem que quando não há um líder, alguém assumem a atividade do líder voluntariamente, sem que haja pressão ou obrigação. Uma das mais importantes condições fundamentais para que possamos atingir objetivos no trabalho ou no nosso dia a dia é a motivação, é uma necessidade instintiva do ser humano, todos gostam de se sentir que estão fazendo o melhor com usas habilidades e superar desafios. As pessoas nesse nível de necessidades gostam de resolver problemas, possuem um senso de morabilidade e gostam de ajudar os outros, suprir essas necessidades equivale a atingir o sucesso, tanto profissional como pessoal.
Todos nos temos uma motivação consciente que nos motiva a acordar cedo todos os dias e ir para o trabalho, todos nos temos o plano B a explorar, algo que da sentido e motivo para persistirmos diante das dificuldades enfrentadas, do cansaço ou suporta a convivência com pessoas que temos incompatibilidade de personalidade. Esse plano pode ser o sonho da aquisição da casa própria, da compra de um carro novo, uma viagem ou qualquer outro sonho que se pretende realizar. Quando as forças estão se esgotando, naturalmente recorremos ao plano “B” que nos inspira e nos faz recarregar as energias, a maior motivação é tornar real a ideia que a pessoa faz de si mesma, isto é, viver de maneira mais apropriada ao papel preferido, reduzindo essa discrepância entre o que seria o ideal e o que é real. Significa ser tratado de modo que corresponda a categoria que mais deseja possuir e obter recompensa que o indivíduo considera equivalente as suas aptidões.
A motivação também está ligada diretamente ao emocional, as atividades relacionadas com o cargo em si inclui a liberdade de decidir como executar o trabalho, usando de habilidades pessoais por completo, responsabilidades totais pelo trabalho, definição de metas relacionadas ao trabalho e auto avaliação de desempenho, Assim nos faz querer sempre evoluir, pois sentimos que somo importantes e influenciamos diretamente no caminho que a empresa segue. Essa sensação de importância aliado a recompensa que as empresas pagam, faz com que o funcionário estabeleça um vinculo cada vez mais próximo ao que a empresa defende, acaba sentindo a sensação de toda a organização seja como uma segunda casa.
...