SOCIEDADE SUBJUNTIVA
Casos: SOCIEDADE SUBJUNTIVA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: maiasa • 26/9/2013 • 486 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
RELIGIÃO EXERCEU DOMINIO ABSOLUTO POR MUITO TEMPO SOBRE AS COISAS HUMANAS A FALTA DO CONHECIMENTO CIENTIFICO ERA SUPRIDA PELA FÉ. AS CRENÇAS RELIGIOSAS FORMULAVAM AS EXPLICAÇOES NECESSÁRIAS. SEGUNDO O PENSAMENTO DA ÉPOCA Após a leitura, pergunte aos alunos se já conheciam o poema e se possuem alguma dúvida em relação ao seu conteúdo. Como é provável que façam alusão à cantiga popular, não perca a oportunidade de dizer a eles que as produções dos homens não nascem do nada, mas elas dialogam entre si. Nesse caso, fica evidente que o poeta buscou inspiração na cantiga popular, de autoria anônima. Peça que os alunos identificam, no poema de Paes, construções no modo subjuntivo e no modo imperativo. Lembre a eles que o subjuntivo vincula-se, de modo geral, a incertezas, possibilidades, hipóteses; e o imperativo liga-se a ordens, comandos, exortações, súplicas.
Dê um tempo para que possam pensar, discutir em dupla e anotar os trechos no caderno. Inicie a releitura do poema. Peça que uma dupla leia uma estrofe e a analise. Mostre que a hipótese proposta pelo primeiro versa de cada estrofe (se essa rua fosse minha; se essa mata fosse minha, se esse rio fosse meu, se esse mundo fosse meu) completa-se na afirmação subsequente (eu mandava ladrilhar, eu não deixava derrubar, eu não deixava poluir, eu fazia tantas mudanças). A repetição dessas construções nos versos iniciais de cada estrofe cria um paralelismo, característica importante na construção poética.
Não deixe de assinalar os versos Se cortarem todas as árvores, /Onde é que os pássaros vão morar? Neles, novamente, a ideia proposta pelo subjuntivo associa-se a outra. Embora as construções no passado predominem no poema, os dois versos remetem ao futuro.
Para finalizar a aula, assinale que, na advertência e no poema de Paes, sugere-se a ideia de condição por meio da partícula "se". Pergunte, então, aos alunos se o tempo dos verbos modo subjuntivo nesses dois textos é o mesmo. Dê um tempo para que respondam a questão. Em Se beber não dirija, há a dimensão do futuro, a ação não ocorreu, mas pode acontecer a qualquer momento. No poema de Paes, os dois primeiros versos de cada estrofe indicam uma suposição anterior ao momento da enunciação. No poema, estão também no passado os verbos associados ao Subjuntivo - mandava, deixava, fazia.
Veja se conseguiram identificar o uso do imperativo em Joguem esgotos noutra parte. Chame a atenção da classe para a mudança na pessoa - dirija (singular) e joguem (plural).
3ª etapa
Para essa aula, peça que os alunos tragam para a classe a gramática usada pelo grupo. Caso julgue necessário, escolha também trechos de outras gramáticas sobre os modos estudados nesse bloco de aulas. Leia com eles as abordagens relativas aos modos subjuntivo e imperativo. Faça uma síntese das caracterizações realizadas: anote-a no quadro e peça que os alunos a copiem. Consultem também os tempos simples do subjuntivo - presente, pretérito imperfeito e futuro.
...