Motivação e processos organizacionais
Por: marcioabbade • 24/7/2015 • Trabalho acadêmico • 446 Palavras (2 Páginas) • 526 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
UNIDADE 1 – MOTIVAÇÃO E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
Marcio Abbade Ohlveiler
Santa Maria, RS, Brasil
2015
ATIVIDADE 1) O mundo do trabalho passa por profundas transformações. Temáticas como a globalização, flexibilização, competitividade e novas formas de organização do trabalho têm lugar garantido nas análises daqueles que atuam ou estudam as organizações. Na fase denominada terceira Revolução Industrial, as pessoas que atuam nas organizações passam a ser fonte de maior interesse, pois, conforme assinalam alguns autores, são os colaboradores que possibilitam a vantagem competitiva nas organizações. No contexto das organizações públicas, a luta de forças se manifesta entre o “novo e o velho”, isto é, as transformações e inovações das organizações no mundo contemporâneo ante uma dinâmica e uma burocracia arraigadas. As organizações públicas se deparam com a necessidade do novo tanto em aspectos administrativos quanto em políticos. A partir das colocações acima e das leituras da unidade I, faça um texto de no mínimo 1000 caracteres, descrevendo algumas ações que podem colaborar para a criação de um ambiente de criatividade e eficiência nos serviços públicos de seu município ou de sua instituição.
Resposta:
Já se tornou rotina a indignação dos contribuintes ao se depararem com a falta de eficiência dos servidores públicos. Para tentar sanar esse problema os gestores municipais, através de seus agentes políticos, cargos em comissão e até mesmo servidores com cargos função gratificadas, atentassem mais para a qualidade de treinamentos oferecidos aos servidores públicos.
A qualificação do servidor público pode ser ofertada através de cursos, seminários e palestras, fazendo com que o servidor se atualize e busque passar ao contribuinte toda a sua experiência que vivenciou nos cursos oferecidos a ele.
Mas a principal ideia além de capacitar o servidor, seria fazer com que dentro do seu setor e dentro de sua atividade específica, ele aprendesse as tarefas do seu colega de trabalho, evitando assim que em um eventual afastamento do servidor outro estaria apto para suprir as atividades deste cargo sem que haja prejuízo no atendimento.
Partindo então desse princípio, estaríamos evitando que o processo atrase ou até mesmo pare por falta do servidor, designado para tal função.
Enfim para que isso aconteça, seria preciso que os gestores municipais, ofertassem a todos os servidores cursos que os qualificassem, e criassem rotinas gerenciadas de trabalhos em forma de rodízio para poder atender com presteza o contribuinte.
...