TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Armazenagem

Por:   •  19/5/2016  •  Artigo  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

Este trabalho tem por objetivo trazer alguns conceitos sobre Administração de Matérias e Logística com a finalidade de explicá-los e demonstrar o quão importante a boa gestão de materiais, transportes, armazenagem, verificação e controle dos estoques é fundamental para uma empresa conseguir ter seus produtos sempre disponíveis e em bom estado, para que não haja problemas de falta de estoques ou reclamações por produtos defeituosos.

Métodos de armazenagem:

Atualmente uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para armazenar produtos, movimenta-los e facilitar o processo de retirada dos mesmos é o uso de paletes. O uso de paletes permite que possa-mos armazenar em blocos de empilhamento, empilhamento em frames, cremalheira única, rack de fundo duplo, drive-in, rack de fluxo e pushback.

O bloco de empilhamento consiste em empilhar produtos sobre um palete e é altamente usado por empresas, afinal há somente a necessidade de uma maquina empilhadeira, o pallet e o chão do armazém onde os produtos serão estocados. Alguns critérios devem ser levados em conta como a condição em que o produto se encontra, o peso da carga, a altura do armazém e a capacidade das empilhadeiras. Vale ressaltar que os funcionários envolvidos na atividade devem estar treinados para efetuar este processo, tendo em vista que as maquinas empilhadeiras tem uma capacidade limitada em relação ao peso que são capazes de suportar, o equilíbrio e calma necessários para efetuar o transporte das mercadorias até o local destinado para não correr riscos dos produtos desequilibrarem e caírem no chão, ocasionando defeitos. Outro aspecto muito importante é que os produtos devem ser retirados em ordem o que está no topo (Last) e o que forma a base (First), logo a remoção dos produtos é feita através do “LIFO” (Last in, First out) ou o ultimo a entrar será o primeiro a sair, caso isso não seja feito, a retirada de uma peça não presente no topo pode resultar em queda e desequilíbrio dos demais produtos, já dito anteriormente, e causando sérios danos.

O Empilhamento em Frames é semelhante ao empilhamento em blocos porem há algumas diferenças significativas no processo. Geralmente o uso de Frames é feito quando os produtos estocados não são empilháveis, consiste em Decks que podem ser levantados ou mudados, de forma que um Pallet com o produto desejado possa caber em cada deck e quando há necessidade de se estocar mais, o deck é levantado e o abaixo fica é erguido junto, disponibilizando um novo espaço. Podemos comparar este método à estantes retrateis onde  produtos, geralmente sensíveis e que podem ser amassados, ficam sobre um pallet e a medida que mais produtos chegam ao estoque, não podem ser colocados em cima, a “estante” então é levantada abrindo uma espécie de prateleira que pode ser usada.

O Rack de fundo único ou cremalheira única é um método muito semelhante ao anterior a diferença básica é que são prateleiras com altura definida e espaço, onde há um corredor disponível para as empilhadeiras se moverem e poderem colocar os palletes com os produtos. Uma variável usual que permite um menor espaço dos corredores é o Rack de fundo duplo, onde há um espaço à mais para o palete, possibilitando a entrada de não somente um e sim dois paletes simultaneamente o que exige um menor espaço de corredores para as maquinas percorrerem, porém a limitação é de que as empilhadeiras precisam ser duplas para que os paletes possam ser removidos e colocados nas prateleiras.

O sistema Drive-in já apresenta uma diferença marcante, há um espaço de profundidade geralmente de 5 à 10 paletes entre o ultimo e o primeiro, onde a empilhadeira vai até o fim e coloca o pallet armazenado com os produtos e em seguida coloca mais um à sua frente, possibilitando que os pallets sejam armazenados tanto em profundidade quanto em altura. A desvantagem é que as empilhadeiras precisam caber neste espaço para que possam chegar até o ultimo pallet e remove-los, outro aspecto importante é que as o sistema de retirada é o ultimo a entrar, primeiro a sair devido ao fato dos paletes serem colocados em uma fila.

O empilhamento de fluxo é método utilizado através da maneira FIFO, onde a um rack em que os paletes são colocados tem um transportador que permite à medida que um palete é removido o outro surge no lugar daquele, facilitando o processo de locomoção dos paletes e o trabalho de ficar retirando de diferentes alturas. Outro método muito semelhante à este é o Push Back, diferente do anterior este usa a maneira LIFO em que os paletes são colocados em um sistema em que a base possa deslizar, a medida que cada um é removido o outro é empurrado para sua nova posição, é como a ideia de uma fila em que a medida que as mercadorias são retiradas uma nova empurra a anterior para sua posição, criando assim uma fila com sentido definido.

Estas são algumas técnicas operacionais de armazenagem de produtos que tem como principal vantagem o uso de paletes, material que não é caro e facilita a movimentação de estoques. Algumas exigências como espaço, altura e um local adequado para os produtos serem armazenados são necessários, o uso de empilhadeiras e funcionários bem treinados para evitar danos também é fundamental para o sucesso.

Sistemas WMS (WarehouseManagement System) ou sistema de gerenciamento do armazém tem como principal objetivo auxiliar no controle de estoques, desde o momento em que o produto chega para ser estocado até o fim do ciclo quando ele é expedido.

O WMS é responsável por apoiar os funcionários que cuidam de estoques através de métodos estatísticos, logo os funcionários devem ter conhecimentos sobre como estes métodos podem lhes auxiliar e não de como a formula é feita, embora muitas vezes isso possa ajuda-los. Através das informações colocadas em sistemas pelo operários e pessoas envolvidas o WMS ajuda a reduzir o tempo de movimentos, estabelecer ordem, planejar recursos, evitar perdas em lotes de materiais, eliminar ruídos de informação/comunicação, redução de custo operacional e maior confiabilidade ao cliente e funcionários. O WMS consegue apoiar os funcionários em todos estes sentidos, sempre em busca de garantia do melhor gerenciamento dos estoques, para evitar que materiais e produtos faltem, garantir o menor desgaste de tempo e esforço por parte de seus operários afim de procurar mercadorias e muitas vezes auxilia os gestores no processo de Decisão, uma vez que é uma ferramenta que controla todas as entradas e saídas de estoque ela pode então dar uma ideia quantitativa e qualitativa de vendas e compras, assim como a gestão e o tratamento que seus estoques estão tendo, levando a mudanças positivas e visando facilitar e otimizar todos os processos envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com