NEGOCIADORES iNTERNACIONAIS
Por: Michael Oliveira • 21/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.067 Palavras (5 Páginas) • 222 Visualizações
UNIP INTERATIVA- POLO: VINHEDO
ALUNO: MICHAEL HEITOR DE OLIVEIRA
RA: 1613054
TRABALHO EM GRUPO-TG
NEGOCIADORES INTERNACIONAIS
Os prós e contras de cada estilo
VINHEDO
2016
UNIP INTERATIVA- POLO: VINHEDO
MICHAEL HEITOR DE OLIVEIRA
NEGOCIADORES INTERNACIONAIS
Os prós e contras de cada estilo
VINHEDO
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................03
2 ESTILO CATALISADOR......................................................................04
3 ESTILO APOIADOR.............................................................................05
4 ESTILO CONTROLADOR....................................................................06
5 ESTILO ANALÍTICO.............................................................................07
6 CONCLUSÃO........................................................................................08
REFERÊNCIAS.....................................................................................09
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que hoje em dia a comunicação humana vive seu auge, graças a evolução das tecnologias de comunicação por todo o planeta, sendo assim, com o fenômeno da globalização e a grande facilidade de comunicação graças as inovações tecnológicas cada vez mais se faz necessário o contato direto com outras culturas, principalmente no ramo empresarial.
Uma vez que esse contato é feito, formam-se situações em que é preciso negociar algo. E, saber as melhores maneiras de negociar com outros povos e culturas e essencial para o sucesso das organizações.
Para que uma organização tenha sucesso na sua negociação é necessário que o negociador tenha, além das competências técnicas, habilidades específicas as quais não são tão fáceis de adquirir. Tais habilidades favorecem a interpretação de emoções; auxiliam na tomada de decisões nas mais diversas situações e ajudam a enfrentar os conflitos, que são consequências de cada negociação.
Para Junqueira (1995), todas as pessoas possuem um estilo predominante de negociação e saber identifica-lo permite o aperfeiçoamento e o uso com maior frequência. Sendo assim ele dividiu os negociadores em quatro categorias de estilos diferentes:
1-Estilo Catalisador
2-Estilo Apoiador
3-Estilo Controlador
4-Estilo Analítico
Veremos nos próximos capítulos mais a respeito de cada estilo, seus prós e contras e se, de fato, um estilo é mais correto na hora da negociação.
2 ESTILO CATALISADOR
O estilo catalisador também pode ser chamado de influenciador, expressivo, indutor e sociável. Normalmente esse estilo é cheio de ideias, muito criativo. As pessoas que tendem a este estilo são, em sua maioria, empreendedoras, entusiasmadas, estimulantes e persuasivas.
Geralmente usam sua habilidade social para atrair pessoas e alcançar seus objetivos. O catalisador é o negociador das coisas novas, grandes projetos e decisões. Este profissional tem uma necessidade muito grande de reconhecimento pelas suas ações e qualidades. No quesito confiança ele demonstra mais sinceridade e menos credibilidade.
Pelo lado negativo desse estilo podemos dizer que, sob tensão o negociador catalisador fala alto, agita-se e explode. Além disso, em muitas ocasiões ele pode ser visto como superficial, inconstante e fantasioso devido as suas ideias extravagantes e inovadoras demais.
O negociador do estilo catalisador precisa aprender a ter autodisciplina e moderação.
3 ESTILO APOIADOR
O negociador do estilo apoiador também é conhecido por cordial, afável e estável, para ele os seres humanos são muito mais importantes que qualquer trabalho ou negociação. Ele sempre busca atuar em equipe e procura agradar os outros de modo a tornar a negociação um meio de estabelecer laços de amizade. É tido como uma pessoa amável, sempre disposta a escutar os demais e também odeia ferir ou magoar os outros.
O apoiador tem uma grande necessidade de atenção e aprecia ser aceito pelo grupo e pelas pessoas sem julgamentos prévios. Quanto à confiança, demonstra menos coerência e mais aceitação e receptividade.
Negociadores que possuem este estilo precisam aprender a ter mais autodeterminação e a fixar metas. Eles sentem dificuldade de dizer o que realmente pensam e quase nunca dizem não, mesmo que algo não esteja do seu gosto. Por esse motivo as vezes concorda com uma proposta mas depois deixa de cumpri-la.
Por esses motivos pode ser encarado como dissimulado, pois vive perdendo tempo e evitando conflitos. Também pode ser visto como incapaz de cumprir prazos.
4 ESTILO CONTROLADOR
Esse estilo também é conhecido por dominador, dirigente, direto e realizador. O controlador toma decisões rápidas e, suas grandes preocupações são o uso do tempo e a redução de custos. Geralmente as pessoas desse estilo são responsáveis, decididas, eficientes e objetivas além de assumirem riscos calculados.
Os controladores, ao contrário dos apoiadores, valorizam o resultado e as metas e não se importam tanto com as pessoas, ele tem uma grande necessidade de realização pessoal.
...