O Armazenagem
Por: fabioriques • 20/9/2015 • Projeto de pesquisa • 681 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
Armazenagem
Objetivo
Ampliar o conhecimento visando identificar pontos críticos na logística interna, buscando assim, soluções óbvias e estabelecendo padrões, através da análise dos dados obtidos neste estudo de caso.
Aprofundar o conhecimento acerca de um problema não suficientemente definido, visando estimular a compreensão, sugerir hipóteses e questões ou desenvolver a teoria. (MATTAR, 1996; VOSS et al, 2002 ).
Para Ackerman (2004), “A subotimização é a tentativa de solucionar os problemas atacando os sintomas e não causas. Isto é, uma estratégia que atualmente vemos com frequência na reestruturação da logística”. Assim, sugerir uma hipótese para a solução de um devido problema, buscando desenvolver de um modo estratégico para solucionar os indícios da causa com melhoria no sistema de logística. Conforme (Bowersox, Closs, 1999). Quando a empresa decide diferenciar-se com base na competência logística, ela procura superar a concorrência em todos os aspectos das operações.
Isso normalmente significa que o desempenho logístico usa a capacitação de entrega de seus produtos para dar apoio a qualquer ou todas as necessidades de marketing e de produção.
Problema de Pesquisa
Analisando o recebimento e o setor de armazenagem da empresa, foram constatados alguns problemas relacionados a esses departamentos, como por exemplo, o não planejamento do layout. Não há uma área especifica para separação e expedição dos materiais e pouca identificação no galpão, resultando em pouca agilidade na separação (picking).
A falta de equipamentos adequados para o manuseio dos materiais também foi um dos problemas encontrados, pois assim se exige muito esforço físico dos colaboradores e consequentemente diminui o desempenho dos mesmos e retarda o processo. Surgem, então, algumas questões a serem resolvidas: como ajustar o layout e otimizar as operações através dos rearranjos físicos? De que maneira podemos tornar o almoxarifado mais eficiente e ágil? Qual a capacitação necessária para um bom desempenho dos colaboradores?
Método Utilizado
A metodologia utilizada com o objetivo de implantar o rearranjo físico é composta de algumas etapas:
- Treinamento adequado aos funcionários, salientando a importância das mudanças propostas;
- Reorganização das estruturas de armazenagem, estabelecendo locais distintos para recebimento, separação e expedição de mercadorias, dispostos de acordo com novo formato de fluxo;
- Endereçamento das vias de circulação (“R” para ruas, “C” para corredores, “P” para passagens) e das estruturas de armazenagem (colunas e prateleiras);
- Estabelecer os sentidos dos fluxos de circulação – recebimento (regra LIFO, último a entrar é o primeiro a sair) e expedição (regra FIFO, primeiro a entrar é também o primeiro a sair);
Referencial Teórico
A logística é a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores (BOWERSOX e CLOSS, 2001). O controle de forma eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem dos produtos, serviços desde o ponto de origem até o ponto de consumo.
Para BALLOU (2006), a logística deve ser entendida a partir de uma visão sistêmica na qual: “A logística é um conjunto de atividades funcionais inter-relacionadas (transportes, controles de estoques, armazenagem, etc.), que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor”. (BALLOU, 2206, p.29).
...