O BULLYING NAS ESCOLAS
Por: Cristina Barbosa • 25/6/2015 • Projeto de pesquisa • 634 Palavras (3 Páginas) • 261 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE ESTRUTURADA
PESQUISA DE MERCADO
NOMES: Brunna Rodrigues Ferreira
Cristina Barbosa
Michele Neves
Monaliza Costa
Romulo Elias da Silva
Thiago Soares
Mini Projeto de Pesquisa
Tema: Bullying
Identificando o Problema
O termo bullying ainda não é conhecido por todos, ou aqueles que conhecem, acham que esse termo é somente relacionado com crianças, pois os casos mais conhecidos ou divulgados são de bullying nas escolas. O Bullying na verdade é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.
O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Quem pratica este tipo de ato, humilha, deprecia ou isola a vítima, manipulando as outras pessoas, mentindo e fazendo com que todas se afastem dela.
Objetivos Gerais e Específicos
Identificar em quais dos diversos contextos sociais o bullying ocorre e em qual deles este assédio está mais presente.
Justificativa
Queremos trabalhar com o tema Bullying, pois este é um assunto muito importante no convívio em sociedade e que envolve diversos contextos diferentes e que muitas vezes são desconhecidos pela maioria das pessoas. Esta pesquisa pretende dar a conhecer o que é o Bullying, quais gêneros existem, quem são as suas vitimas e, quem são os agressores e os motivos que os levam a ter comportamentos desviantes. É também através deste trabalho que pretendemos responder as consequências cognitivas que as vitimas do bullying podem vir a sofrer e a partir daí, qual o seu modo de resposta a uma variedade de fatores externos pertencentes ao mundo da vitima.
Pretendemos entender não só os agredidos mais as testemunhas, que sofrem ao conviver diariamente com o problema, mas tendem a omitir os fatos por medo ou insegurança. Gostaríamos de saber o porquê de muitas vezes elas não denunciarem e acabam somente se acostumando com a prática, encarando como natural. A importância de se falar sobre esse tema é levar a sociedade a entender que o bullying é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica contra alguém em desvantagem de poder, sem motivação aparente e que causa dor e humilhação a quem sofre. O Bullying apresenta como uma de suas características ser uma prática constante e repetitiva, que ocorre sem um motivo aparente. Suas vítimas geralmente nada fizeram ao agressor que justificasse a prática. O agredido tende a ser escolhido pela característica de inferioridade em relação ao agressor, com a junção destas informações pretendemos conscientizar as pessoas, com o objetivo de evidenciar a importância de um trabalho educativo em todos os cenários em que o bullying possa estar presente, pois o que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
...