TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO DO JOGO DE HÓQUEI COM PÃOZINHO

Por:   •  29/11/2020  •  Resenha  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 5

O CASO DO JOGO DE HÓQUEI COM PÃOZINHO

O caso retrata a estrutura física do ambiente de trabalho, o público alvo , as características e modo de agir dos funcionários,porém, o cerne do texto e a que faz jus o título diz respeito ao comportamento e a interação do grupo, foco do nosso estudo.

Passaremos a partir desse ponto correlacionar definições e conceitos estudados na disciplina de comportamento organizacional, analisando o texto sob a ótica dos fundamentos do comportamento em grupo.

1. GRUPOS

Podemos definir grupo como a reunião de dois ou mais indivíduos em decorrência de um fato ou sentimento que os une em razão de um objetivo comum.

No caso identificamos como grupo em caráter geral: Os funcionários da cafeteria (estudantes ou não), os estudantes (funcionários ou clientes da cafeteria) e amigos que frequentam o local (clientes, não estudantes).

Podemos ainda dividir os grupos em formais aqueles definidos pela estrutura da organização e com atribuições específicas nas palavras de Robbins, e aqui se enquadraria os funcionários da cafeteria, os quais estão reunidos meramente em função da atividade que exercem. Ao contrário, o grupo informal é aquele que se reúne de forma aleatória, são formados de maneira natural dentro do ambiente de trabalho, em razão da necessidade de interação social por exemplo "os jogadores de hóquei", os funcionários que se reuniam para praticar alguma "modalidade esportiva" , que em geral eram três atendentes e o supervisor);

2. TEORIA DA IDENTIDADE SOCIAL

A teoria propõe que as pessoas apresentam reações emocionais de acordo com o fracasso ou sucesso do seu grupo, havendo impacto direto na autoestima do indivíduo de maneira positiva ou não, interferindo no desempenho desse.

Na cafeteria podemos identificar os dois exemplos: a) Positivo: Quando alguns funcionários se reúnem buscando interação social e lazer, para aproveitar o tempo ocioso advindo do baixo movimento nos finais de semana; b) Negativo: Quando durante os torneios apareciam vários clientes e aqueles que estavam no balcão e caixa ficavam sobrecarregados;

3. PAPÉIS, NORMAS , STATUS , TAMANHO E COESÃO

Papel: Entende-se o padrão comportamental esperado e atribuído a alguém que ocupa determinada posição.

Identificamos no caso, entre os funcionários, os seguintes papéis:

a) Caixa: operadora de caixa e dona de casa;

b) Ernie Slim: estudante, supervisor estudantil sênior , já exerceu diversos papéis

durante a sua trajetória profissional, inclusive o de chapeiro;

c) Henry Delano : estudante, supervisor estudantil júnior;

d) Laraby: gerente da cafeteria , exerce também o papel de recursos humanos quando

cuida das contratações e demissões;

e) Os demais funcionários: Realizam os respectivos papéis advindos do atendimento

nos balcões e de estudante;

A gerente Laraby era a responsável pelas atribuições e expectativas de comportamentos de cada funcionário, e em consonância com o regulamento vigente.

Normas: São os padrões aceitáveis de comportamento compartilhados por todos os membros e que expressam o que eles devem ou não fazer em determinadas circunstâncias.

Na cafeteria podemos identificar exemplo de normas desde desempenho, aparência e

alocação de recursos, conforme abaixo:

Normas gerais de concernente à higiene e à limpeza do ambiente; Moças com redes para prender os cabelos e aventais por cima da saia e os rapazes com camisa social branca e chapéus, com restrição a costeletas alongadas e bigodes sem aparar;

Regulamento prevendo a proibição de falar em voz alta, cantar, assoviar ou fazer confusão;

Remuneração diferenciada de acordo com a função exercida , tempo de casa e, quanto aos estudantes o recebimento de tíquete - refeição;

Desvios de comportamento no ambiente do trabalho: É o comportamento voluntários que viola , de forma intencional as regras impostas pela organização, gerando impactos negativos para a organização como o todo.

Diante da ausência da gerente e dos membros mais velhos da cafeteria e com movimento baixo, alguns funcionários, entre atendentes e supervisor aproveitavam para se divertir na cozinha , aonde ocorria torneios, com desperdício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com