O CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES
Por: anphologic • 8/6/2022 • Abstract • 835 Palavras (4 Páginas) • 81 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES
VICTOR MATHEUS TAVARES DA SILVA - 202070072
TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
JABOATÃO DOS GUARARAPES
2021
TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Dissertação
Entrega do trabalho teoria burocrática da administração como requisito de Nota, referente à N1 e N2. Da disciplina de Fundamentos da administração, do curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário dos Guararapes, sob orientação do Prof.ª Ivo Rêgo.
JABOATÃO DOS GUARARAPES
2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
EVOLUÇÃO DA TEORIA BUROCRÁTICA 4
TEORIA E MAX WEBER 4
CARACTERÍSTICAS DA TEORIA BUROCRÁTICA 5
PODER, PERSUASÃO E AUTORIDADE POR WEBER. 5
TIPOS DE AUTORIDADE POR WEBER. 6
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 6
INTRODUÇÃO
Segundo Silva, burocracia é o trabalho baseado em papéis e documentos movimentados em sequência contínua entre várias unidades componentes da estrutura organizacional, ou seja, é um conjunto de normas, regras e procedimentos. Ademais, a burocracia não é ruim se usada corretamente a fim de obter eficiência e produtividade
EVOLUÇÃO DA TEORIA BUROCRÁTICA
Pode-se dizer que a Teoria burocrática teve fortes influências da administração pública, esta que surgiu 5.000 A.C na Suméria. A burocracia surge como alternativa a três últimas, são elas: Teoria da administração científica e teoria clássica, que buscavam a forma mecânica, enquanto a teoria das relações humanas que defendia um romantismo exacerbado, o qual nesta época considerava-se inalcançável.
TEORIA E MAX WEBER
Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, foi o criador da Sociologia da Burocracia. Foi professor das Universidades de Friburgo e de Heidelberg e ficou famoso pela teoria das estruturas de autoridade. Definimos a teoria da burocracia como conceito ‘’póstumo’’, porque ela foi desenvolvida no início do século XX, só que seus efeitos só foram analisados e disseminados a partir de 1940.A procura por teorias cresceram, à medida que as organizações se desenvolviam.
CARACTERÍSTICAS DA TEORIA BUROCRÁTICA
1)Caráter legal das normas e regulamentos: São documentos, normas pré-definidas de como deve funcionar a empresa, nela é permitido a coerção como forma de disciplina
2)Formalidades nas comunicações: ações e decisões devem ser escritas e registradas, não só isso, mas também criará um ambiente com uma comunicação unificada gerando uma rotina na organização, sendo assim haverá comprovação de todos.
3)Divisão do trabalho: desmembrar as tarefas em partes menores garante a especialidade, pois a execução é mais rápida, assim contribuindo com a eficiência. E nesta característica contém a hierarquia dos funcionários; deve, pois, haver autoridade.
4)Impessoalidade: Regras e procedimentos igualmente para todos, todos são avaliados pela mesma regra, portanto nenhum superior deve fazer considerações pessoais ou emocionais.
5)meritocracia: Toda seleção é feita com base na qualificação técnica, promoções por desempenho e capacitação -concursos, testes, títulos- a fim de que todos sejam tratados iguais sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
...