TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR À PARTIR DE FOTOS

Por:   •  23/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - EAD

BIANCA DIAS PEREIRA

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR À PARTIR DE FOTOS

CASE – QUEM DISSE BERENICE?

Belo Horizonte 2019

INTRODUÇÃO

Segundo Kotler (1998), um processo de compra começa no ponto que o consumidor reconhece um problema, ou uma necessidade. O mesmo nota a diferença entre o seu real estado de compara com a situação desejada. Esta necessidade pode ser despertada por estímulos internos ou externos.

Entender o comportamento do consumidor é um dos desafios mais complexos para a teoria de marketing. Para Kotler e Keller (2006), isso se deve a ampla área de abrangência do campo comportamento do consumidor.

“Em contraste com as sociedades primitivas, a sociedade moderna deu um alto valor moral à racionalidade, eficácia e eficiência. A civilização moderna depende em grande parte das organizações como a maneira mais racional e eficiente de agrupamento social.

Ao coordenar um grande número de ações humanas, a organização cria um poderoso instrumento social que combina seu pessoal com seus recursos, reunindo líderes, especialistas, trabalhadores, máquinas e matérias-primas no mesmo lote. Ao mesmo tempo, ele valoriza continuamente seu próprio desempenho e tenta se ajustar adequadamente para alcançar seus objetivos.” (Etzioni, 1970. p. 1 e 2)

Diante disso, destacarei o comportamento do consumidor da marca Quem disse Berenice? à partir de fotos e comentários obtidos nas redes socias.

CASE QUEM DISSE BERENICE?

Pequena contextualização sobre a Quem Disse Berenice?

A Quem Disse Berenice? foi criada pelo Grupo Boticário – dono das marcas O Boticário, Eudora e Skingen. O projeto, que foi desenvolvido ao longo de dois anos antes de sua inauguração, entre 2010 e 2012, quando então foi criada. De acordo com o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, os responsáveis pelo projeto sabiam que o nome da marca poderia soar esquisito em um primeiro momento, mas que a proposta é exatamente fazer que a surpresa inicial levasse à experimentação. E deu certo.

A Quem Disse Berenice? se tornou uma franquia de sucesso no país, com lojas abertas em diversas capitais do país e no interior, sendo que no primeiro ano de operação foram abertas 100 lojas pelo Brasil.

Público alvo dos produtos Quem Disse Berenice?

Conforme afirma Juliana Fava, idealizadora da marca e diretoria de marketing e vendas, o maior desafio era criar um mercado consumidor. Para isso, o Grupo Botcário entendeu a necessidade de se investir para que a marca alcançasse voo em âmbito nacional: a equipe de inovação de marketing desenvolveu mais de 500 unidades de manutenção de estoque, e 100 lojas foram abertas no primeiro ano.

O boom veio quando a empresa resolveu criar uma campanha no Dia do Beijo: mulheres foram convidadas a testar novas cores chamativas de batom e trocar um produto antigo – de qualquer marca (!) – por um novo. Neste dia, cerca de 50 mil batons foram distribuídos.

Desde sua criação até os dias de hoje percebe-se que a marca se consolidou como uma das preferidas entres as mulheres de todas as faixas etárias. Contudo, não podemos nos esquecer que a marca é diversa, preza pela diversidade (gênero, etnia, nacionalidade, faixa etária) e isso faz com que seus produtos sejam consumidos por qualquer pessoa, independente do seu gênero e etc.

Classe social - Quem Disse Berenice?

A Quem Disse Berenice? não é vista por seus clientes e consumidores como uma marca cara, muito pelo contrário, a opinião é de que a marca oferece produtos de qualidade e superacessíveis. Pessoas de qualquer classe social conseguem adquirir os produtos sem muita dificuldade. Talvez seja por isso que a empresa tem se tornado ainda mais querida pelo setor de beleza.

Analisando seus concorrentes Mary Kay, Contém 1g Make up e Natura é possível perceber que os preços da Quem Disse Berenice? são semelhantes ou até inferior ao oferecido por elas, conforme demonstrado no exemplo a seguir:

Atualmente a marca possui vários nichos de produtos de modo que atenda uma grande parte da população: de maquiagens para rosto (boca, olhos, sobrancelhas), unhas, perfumaria, cabelos e até acessórios, além dos kits e presentes.

Além da grande gama de produtos, a Quem Disse Berenice? também disponibiliza em seu site e redes sociais, principalmente Instagram vários brindes e trocas de produto.

Pensando no descarte adequado dos materiais, a Quem Disse Berenice? desenvolveu o retorna berê. É só juntar cinco embalagens vazias de produtos da marca, levar até uma das lojas e trocar por um batom novinho. Sensacional! Mês passado eles estenderam a campanha e estavam aceitando também embalagens vazias de outras empresas. Conforme o regulamento, disponível no site da empresa, essa ação teve início em 06/06/2019 e será realizada por período indeterminado.

Grupos de referência do público – Quem Disse Berenice?

Os consumidores não tomam decisões no isolamento, são influenciados por fatores socioculturais como a cultura, subcultura, classe social, grupos de referência, a família e papéis desempenhados pelo homem e pela mulher na sociedade (SAMARA; MORSCH, 2006).

De acordo com Schiffman e Kanuk (2000), as pessoas avaliam suas atitudes, gerais ou específicas e seu comportamento associando-o a diferentes grupos de referência, como a família, amigos, classes sociais, etc.

Os grupos de referência compartilham valores de sua cultura, subcultura e classe social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com