O CONTEXTO ATUAL DA GESTÃO DE PESSOAS QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Por: karine12 • 29/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 528 Visualizações
O CONTEXTO ATUAL DA GESTÃO DE PESSOAS
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Karine Almeida de Liz
Professor-Diner José Mendes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharel em Administração (ADG0327) – Prática do
Módulo IV
09/06/2015
RESUMO
O trabalho relata um pouco sobre a evolução da historia da qualidade de vida no trabalho, buscando mostrar os fatos de maior importância para a evolução do conceito de qualidade de vida no trabalho. Relata sobre os conceitos e também a importância da QVT tanto para o funcionário quanto para as organizações.
Palavras-chave: Bem estar no trabalho. Gestão de pessoas. Recursos humanos.
1 INTRODUÇÃO
Primeiramente evidencia-se a origem e a sua evolução no decorrer dos anos da QVT, começando em 1959, aonde não se dava muita importância, logo mais adiante em 1972 a 1975, surge vários métodos e técnicas para melhorar o ambiente de trabalho do funcionário.
Em 1975 a 1980, surge um movimento aonde se deu uma maior importância para o assunto principalmente nos EUA, isso tudo começo por causa dos programas de gerenciamento japoneses desenvolvidos para o empregado.
Detalhes sobre os conceitos e a importância da QVT são destacados, falando sobre oito critérios e os indicadores da QVT .
2 ORIGEM E EVOLUÇÃO
A qualidade de vida no trabalho não se refere a salários altos e sim a desenvolver e manter `` o bem estar`` uma sensação de satisfação no trabalho, as questões de qualidade de vida envolvem aspectos como: momentos com a família, saúde, discernimento quanto as horas de trabalho, sentir segurança no emprego, ter domínio sobre a sua carreira.
Walton (1973),a “expressão Qualidade de Vida tem sido usada com crescente frequência para descrever certos valores ambientais e humanos, negligenciados pelas sociedades industriais em favor do avanço tecnológico, da produtividade e do crescimento econômico”.
Na década 70, começa um alvoroço voltado em torno da qualidade de vida no trabalho, principalmente nos EUA, surge uma preocupação com a competitividade internacional, pelos seus grandes sucesso através de estilos e técnicas gerenciais dos programas de produtividade japonesa, voltado nos empregado
De acordo com Rodrigues (1994, p.76), “a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa”
HANDY (1995: 25), afirma:
“O problema começou quando transformamos o tempo em uma mercadoria, quando compramos o tempo das pessoas em nossas empresas em vez de comprar a produção. Quanto mais tempo você vende, nessas condições, mais dinheiro fará. Então, há uma troca inevitável entre o tempo e o dinheiro. As empresas, por sua vez, tornam-se exigentes. Querem menos tempo das pessoas que eles pagam por hora, porém mais das pessoas que pagam por ano, porque, no último caso, cada hora extra durante o ano é gratuita.”
A tabela abaixo mostra que forma clara e objetiva as fases da evolução da qualidade de vida no trabalho:
TABELA 1 - EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE QVT
[pic 1]
Fonte: NADLER e LAWLER apud FERNANDES(1996: 42)
3 CONSEITOS DE QUALIDE DE VIDA NO TRABALHO E SUA IMPORTÃNCIA :
Segundo SUCESSO (1998), de uma maneira sucinta a qualidade de vida no trabalho compreende:
•Renda suficiente para satisfazer às expectativas pessoais e sociais;
•Orgulho pelo trabalho realizado;
•Vida emocional razoável;
•Auto - confiança;
•Recompensas justas ;
•Harmonia entre trabalho e lazer;
•Horários e condições de trabalho razoáveis;
•Chances e perspectivas de carreira;
•Possibilidade de uso da sua capacidade;
•Respeito aos direitos.
Segundo Edina de Paula Bom Sucesso (1998, p.29):
A escolha da profissão, as características da cultura organizacional configurada pelos valores e práticas predominantes na empresa, a infra -estrutura familiar constituem fatores relevantes para a Qualidade de Vida no
Trabalho. Além disso, as relações interpessoais, os conflitos e em especial a maneira como a pessoa se relaciona na equipe afetam a satisfação no trabalho, a auto-estima e a forma como se sente em relação a si mesma. A história de vida e os fatores relativos às variáveis organizacionais resultam em atitudes dificultadoras e facilitadoras nas relações de trabalho, intensificando a preocupação e a responsabilidade pela promoção da QVT.
...