O Campo cientifico da administração: Uma analise a partir do circulo das matrizes teóricas
Por: AndsonErere • 22/5/2018 • Resenha • 641 Palavras (3 Páginas) • 215 Visualizações
SANTOS,E.L, O Campo cientifico da administração: uma analise a partir do circulo das matrizes teóricas. Caderno EBAPE. V.15, N,2, P.2009-228,2017.
RESENHA
ANDSON DOUGLAS CARVALHO DE PAIVA[1]∙
O autor Elinaldo L. Santos é doutor em administração pela universidade federal da Bahia (EAUFBA), com coututela na universidade Tras-os-montes e alto douro (UTAD), Portugal. Alem disso, é professor adjunto da Universidade estadual do sudoeste da Bahia (UESB); coordenador do grupo de pesquisa em administração política do desenvolvimento GPAR/CNPQ; integrante do núcleo organização, racionalidade e desenvolvimento (ORD/UFSC); diretor da associação brasileira de administração política.
A presente obra tem por objetivo apresentar o processo cientifico que influenciou a administração. Santos faz uma analise sobre o objeto cientifico presente na administração e sua relação com as organizações apontando a analise entre o objeto cientifico e as relações sociais de produção e distribuição.
Santos abordando no texto o processo de desenvolvimento da administração na revolução industrial. E a necessidade de se reposicionar o saber cientifico na administração. O estudo ortodoxio podendo ser definido como uma produção que se aplica a organizações podendo ser elas publica ou privadas possuindo o objetivo de levar a eficiência produtiva ao capital.
A administração teve forte influencia do pensamento neoclássico onde explicam os fatos que são principais ao pensarem na administração que são necessários para gerir empresas industriais.
Santos faz uma analise sobre a influencia da revolução industrial para o processo de gerenciamento na administração as técnicas gerenciais são caracterizadas por metodologias usada no trabalho para á gestão empresarial, entretanto elas devem ter validade universal que podem ser transpostas no âmbito institucional.
A obra aborda os fenômenos da gestão e a analise sobre a diferença entre o fenômeno gestão para as técnicas instrumentais do pensamento ortodoxio. Levando assim a desenvolver uma maior compreensão do que é o pensamento ortodoxio na administração.
O estudo das organizações são conhecimentos produzidos onde tem o objetivo de descrever, interpretar e explicar os comportamentos das organizações. O autor relata a obra de forma original e objetiva contribuindo para uma compreensão clara do que ele deseja transmitir. Santos usa uma linguagem referencial que faz referencia a estudos e fatos onde ele esclarece esses fatos no decorrer da sua obra.
O autor faz apontamentos á autores filósofos onde a administração teve influencia de correntes de pensamentos que foram influenciados por filósofos como, Auguste comte, Durkein, Karl Max, esses pensadores influenciaram no processo de construção da administração com teses filosóficas as quais o autor faz referencia.
A ciência positivista/ funcionalista possuiu influencia sobre o pensamento dos percussores da administração nos anos 1980 e 1990 com uma perspectiva critica e pós - moderna.
...