O Comportamento do Consumidor
Por: Bianca Rodrigues • 23/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 861 Palavras (4 Páginas) • 153 Visualizações
Cencosud Brasil: ficar ou sair?
Nos últimos vinte anos, o negócio de varejo supermercadista foi influenciado por vários fatores. A evolução tecnológica, melhores operações de logística, melhorias nas técnicas de gestão e no uso de banco de dados aumentaram a concorrência entre os grandes grupos internacionais.
O mercado brasileiro de varejo (supermercados e hiper) alcançou faturamento próximo a $ 55 bilhões em 2014, com 4.585 pontos de venda e 534.000 empregados (IBEVAR, 2016), além de representar 5% do PIB nacional (ABRAS 2016).
O grupo Cencosud é composto por várias unidades de negócios: Costanera Center, serviços de cartão, Construção, Finanças, Comércio, shoppings e supermercados. Este Grupo é uma das maiores redes de varejo na América Latina, com operações na Argentina, Brasil, Chile, Peru e Colômbia, empregando diretamente cerca de 140.000 funcionários. A missão da empresa é "trabalhar dia a dia para ser o varejista mais rentável e de prestígio na América Latina, com base na excelência da nossa qualidade de serviço em relação às comunidades em que vivemos e o compromisso de nossos funcionários da equipe" (CENCOSUD, 2016).
O primeiro supermercado foi inaugurado em 1960 em Temuco, Chile. Desde então a empresa tem experimentado um forte crescimento, consolidando-se em vários países da região, principalmente na Argentina e Chile, onde é líder de mercado.
Entre 2007 e 2013 a empresa fez investimentos de cerca de quatro e meio bilhões de dólares na aquisição de redes regionais, predominantemente no Brasil. Os investimentos foram estratégicos considerando que em 2010 o crescimento do PIB no Brasil atingiu 7,5% e a economia local prometeu continuar entregando forte crescimento nos anos vindouros. Em 2010, o Cencosud iniciou a expansão no mercado brasileiro através de várias aquisições.
Hoje, a empresa tem 222 supermercados que operam em três regiões diferentes: Nordeste (GBarbosa), Minas Gerais e Goiás (Bretas) e Rio de Janeiro (Prezunic), com faturamento que alcança mais de & 1,5 bilhão. Estes números, em 2015, de acordo com a ABRAS (2016), deixaram o Cencosud Brasil em quarto lugar entre os cinco maiores players no mercado.
No entanto, a empresa teve queda nas vendas em 2015, -5,4%, muito abaixo dos seus principais concorrentes: Companhia Brasileira de Distribuição / Casino 6,4%; Carrefour 12,6%; Walmart -1,1%; e Zaffari 7%. Na verdade, o Cencosud Brasil teve o pior desempenho do setor.
Vale frisar que as vendas destes cinco maiores varejistas representam quase 80% do setor supermercadista brasileiro (ABRAS, 2016).
Assim, o Cencosud Brasil tem obstáculos internos difíceis de superar para alcançar um desempenho mais bem sucedido. O PIB brasileiro vem se retraindo desde 2011 (2011: 2,10%; 2012: 1%; 2013: 2,7%; 2014: 0,1%). Em 2015, especialmente o resultado foi de - 3,8%, o pior número desde 1990 (-4,3%) (IBGE, 2016).
Segundo analistas, os fatores ambientais mais importantes para análise no mercado de varejo (supermercados) são:
- Economias de escala. Economias de escala são cruciais para o sucesso de um negócio no varejo. Esses ganhos vêm principalmente do maior poder de negociação com os fornecedores, que produzem maiores descontos e melhores margens de lucro.
- Supply Chain (Logística). Logística tem elevado custo no Brasil, pois se encontra associada a roubo de carga, seguro, impostos, manutenção de rotas de transporte e aos engarrafamentos nas médias e grandes cidades.
- Renda salarial. O Brasil enfrenta uma das maiores crises econômicas de sua história: inflação alta, aumento do desemprego, redução do PIB, a falta de recursos para investimento em serviços públicos e depreciação da moeda real, além da redução da capacidade de consumo das famílias. As projeções indicam o início da recuperação apenas no terceiro trimestre do próximo ano.
- Tecnologia da Informação O papel da TI no varejo é cada vez mais estratégico. Se algum tempo atrás os poucos investimentos no setor foram concentrados nas operações de back-office, hoje o foco na tecnologia envolve uma gama muito mais ampla, a partir de centros de distribuição para os consumidores. O apoio ao funcionamento está sendo terceirizado. Em contrapartida, os departamentos internos estão priorizando projetos para melhorar a conveniência, a experiência de compra e interação com a marca.
- Escopo. Como o Brasil é um país de dimensões continentais, com economia diversificada (serviços, agronegócio e da indústria) e mais de 200 milhões de habitantes, é possível obter vantagem com o tamanho da população e do território com a demanda diversificada de necessidades, apesar de sua economia conjectural dificuldades.
ABRAS. Brazilian Supermarket Association. Acesso em June 22, 2016 de http://www.abras.com.br/clipping.php?area=20&clipping=55616.
CENCOSUD (2016). Cencosud Nossa Empresa. Acesso em June 22, 2016 de http://www.cencosud.com/nuestra-empresa/.
EXAME. Business Magazine Exame. Acesso em June 23, 2016 de http://exame.abril.com.br/.
ISTOEDINHEIRO. Portal ISTOE DINHEIRO Magazine. Acesso em June 23, 2016 de http://www.istoedinheiro.com.br/.
VALORONLINE. Portal Jornal Valor Econômico. Acesso em June 23, 2016 de http://www.valor.com.br/
...