O DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO
Por: cacazinhapp • 9/10/2022 • Trabalho acadêmico • 446 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO| 3º termo[pic 1]
Aluno: Camila Abadia Freitas
Curso: Administração
ATIVIDADE 02
Atenção: Antes de realizar a atividade, leia as orientações no AVA.
A) SOBRE O CASO 1 – resolvendo as questões
Uma empresa muito grande do ramo varejista lhe procura e diz que não possui nenhum empregado com deficiência ou reabilitado no seu quadro. Questiona se seria obrigada a contratar algum empregado nessa situação. Quais seriam as suas considerações para essa empresa? Explique e fundamente.
E necessário saber qual tipo de deficiência dessa pessoa, pra saber em qual departamento ela conseguiria desenvolver melhor seu trabalho. Na empresa onde eu trabalho uma moça sofreu um acidente e teve que amputar uma das pernas, ela trabalhava na produção. Quando ela tiver condições de voltar a empresa vai encaixar ela em alguma atividade que ela possa desenvolver. Não vejo nenhum problema, desde que a pessoa consiga realizar a atividade.
B) SOBRE O CASO 2 – resolvendo as questões
Acerca da terceirização, responda:
- Pontos positivos e negativos da terceirização? (pelo menos 3 de cada)
Positivo:
- A empresa não irá gastar com contração
- não terá encargos trabalhista como, FGTS, 13° salário e férias
- maior poder de negociação
Negativo:
- Baixa qualidade no serviço prestado
- Dificuldade de encontrar uma boa empresa
- Rotatividade de funcionários
- Crie um exemplo de terceirização, com todos os detalhes.
Um dos casos mais comum na terceirização e no setor de limpeza. Nesses casos os funcionários são enviados na empresa contratante, para realizar a atividade combinada. A empresa pode mandar a quantidade de pessoas necessárias para desenvolver o serviço. Os funcionários são pagos pela empresa terceirizadas.
- Na sua cidade ou na sua empresa há a utilização de empregados terceirizados? Explique e cite detalhes acerca desse vínculo. Caso não exista procure algum caso na internet para ilustrar e teça seus comentários.
Na empresa onde meu pai se aposentou, a Petrobras, lá tem varias pessoas terceirizadas, no setor de limpeza, vigilantes, porteiros, medidores de tanques de combustível, e também no escritório. Conheço algumas pessoas que já está lá a mais de 10 anos terceirizados. Um deles começou como porteiro, passou para o auxiliar no escritório e hoje está no faturamento. Ele cresceu muito dentro da empresa.
- A quarteirização é possível? Explique e cite um exemplo prático.
E possível, acredito que não seja tão viável, já que se pode terceirizar. Acrescentar mais uma empresa, acredito que seja acrescentar mais um problema. Caso seja um trabalho temporário pode ser pensar.
...