O Desafio Proficional
Por: Alvaro França • 16/3/2017 • Projeto de pesquisa • 3.111 Palavras (13 Páginas) • 206 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
POLO: RIBEIRÃO PRETO
ALVARO HENRIQUE BARBOSA FRANÇA RA 3076246980
DESAFIO PROFISSIONAL
2ª SÉRIE
TUTORA
A DISTANCIA: TANIA BENITES
RIBEIRÃO PRETO/SP
2016.2
ALVARO HENRIQUE BARBOSA FRANÇA
DESAFIO PROFISSIONAL
2ª SÉRIE
Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão Financeira da UNIDERP, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.
Orientadora: Tutora a distância Tania Benites.
RIBEIRÃO PRETO/SP
2016.2
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS 4
ANÁLISE DA PRODUÇÃO 6
CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 7
ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP´S 9
LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar novas maneiras e técnicas para serem apresentadas para os filhos do dono da empresa Energy que não passa por um bom momento, e agora que os mesmos estão formados querem começar a administrar a empresa e remodelar a administração da mesma.
Essa mudança deverá ocorrer em vários setores da empresa desde a sua administração e relação com os funcionários até a parte final de utilização das baterias esgotadas e que retornam para a empresa. Iremos mostrar para Marcos e André a teoria das relações humanas para melhorar a relação patrão empregado, como investir em novos equipamentos para aumentar a produção e reduzir custo por unidade.
Mostraremos métodos e cuidados na contratação de serviços terceirizados e implantação de ERP, salientando os cuidados que devemos ter em ambos os casos para não contratarmos serviços caros e sem utilidade ou para não termos problemas futuros com a terceirização.
E finalmente maneiras para diminuir os resíduos e baterias esgotadas, métodos que irão gerar economia para a fábrica e também fidelizar clientes e revendedores, sempre buscando as melhores maneiras para cuidar do meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO
PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS
A teoria das relações humanas ou escola das relações humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força a partir de 1929 após a quebra da bolsa de valores de Nova York. Após a “Grande Crise” gerada pela quebra da bolsa de valores todas as teorias aceitas e seguidas até então começam a ser questionadas, em busca de uma resposta para a causa da crise. As teorias trazidas pela escola de relações humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas, uma vez que elas procuravam identificar os sentimentos, as atividades dos trabalhadores e o modo como esses dois pontos se ligavam. Até então o trabalhador não era tratado de uma forma tão aprofundada, e sim muito mecânica.
Essa teoria surgiu nos Estados Unidos, como consequência da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e outros colaboradores. Sua origem está nos seguintes fatos:
- Humanizar a administração, libertando-a dos conceitos da administração cientifica;
- Desenvolver a ciências humanas, especialmente a psicologia;
Como principais teóricos da escola de relações humanas podemos citar: Mayo, Roethlisberger, William Dickson, Chester Barnard que criou a Teoria da Cooperação e foi um dos primeiros a ver o homem como um ser social, dentro do ambiente de trabalho Mary Parker Follet que foi uma das percursoras ao analisar os padrões de comportamento e a importância das relações individuais.
O princípio base da Teoria das Relações Humanas é de que o homem tem necessidades sociais, deseja relacionamentos recompensastes no local de trabalho e responde mais às pressões de grupo do que à autoridade dos superiores e o controle administrativo, constitui a sua principal contribuição para a gestão. É a partir daqui que nasce um novo tipo de gestão mais preocupada em conhecer as necessidades individuais e de grupo e a procurar a eficiência e a produtividade através da liderança, motivação e comunicação. Por outro lado, é também a partir da Teoria das Relações Humanas que nasce o conceito de organização informal, onde são definidas, espontaneamente e através dos relacionamentos interpessoais, regras de comportamento, valores sociais e formas de recompensa e sanção social.
Podemos citar as seguintes características como as principais relacionadas a teoria das relações humana:
- Nível de produção é resultante da integração social: a capacidade física não terá eficiência se o indivíduo sofrer desajuste social.
- Comportamento social dos indivíduos: o comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo.
- Recompensas ou sanções sociais: o operário que produzir acima ou abaixo da média do grupo, perderia o respeito perante seus colegas.
- Grupos informais: definem suas próprias normas dentro do grupo.
- Relações Humanas: ações e atitudes desenvolvidas pelo contato entre pessoas e grupos.
- Importância do conteúdo do cargo: trabalhos simples e repetitivos, tornam-se monótonos e cansativos, reduzindo a eficiência.
- Ênfase nos aspectos emocionais: organização informal
ANÁLISE DA PRODUÇÃO
- CUSTO TOTAL E UNITÁRIO DA PRODUÇÃO ATUAL
Custo Total: x² + 8.x + 100 = 200² + 8.200 + 100 = 40000 + 1600 + 100 = 41700
Custo Unitário: (x² + 8.x + 100) /200 = 41700/200 = 208,50
B) CUSTO TOTAL E UNITÁRIO A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS MÁQUINAS
Custo Total: 2. (x² + 5.x + 80) = 2 (200² + 5.200 + 80) = 2. (40000 + 1000 + 80) = 2. 41080 = 82160
Custo Unitário: 2. (x² + 5.x + 80) /400 = 82160/400 = 205,40
Como podemos verificar nos cálculos a produção de baterias dobrou e o custo por unidade teve uma redução de R$ 3,10, portanto a aquisição dos novos equipamentos foi vantajosa para a empresa, pois apesar do custo com os equipamentos a mesma irá produzir o dobro de unidades com um custo menos por unidade.
...