O Diagnostico Inicial
Por: aleciojunior • 6/6/2017 • Ensaio • 331 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
Diagnóstico Inicial
Conforme entendimento em nossa reunião do dia 7 de janeiro de 2011, segue abaixo alguns questionamentos elaborados para levantamento de informações necessárias ao embasamento do trabalho.
01) Descrição, detalhada, de todas as atividades desenvolvidas pela entidade que demandem o consumo de recursos e/ou a geração de receitas. Neste item podem ser apresentados organogramas com a distribuição de responsabilidades da diretoria e corpo de funcionários. Também podem ser apresentados fluxogramas para descrever as minúcias do fluxo de operações, de recursos e documentos relativos às atividades desempenhadas pela entidade.
02) Descrição, detalhada, do enquadramento legal e tributário da entidade, informando todas as obrigações principais e acessórias as quais a entidade está sujeita em função das atividades desempenhadas.
03) Informações dos sistemas de controle interno utilizados pela entidade para dar suporte ao desenvolvimento de suas atividades e controlar seu patrimônio. Tais sistemas incluem softwares, planilhas, manuais de procedimentos e quaisquer outros voltados para a proteção do seu patrimônio, promoção da confiabilidade e tempestividade dos seus registros e demonstrações contábeis, e da sua eficácia operacional.
04) Apresentação dos documentos e informações abaixo (e outros, a critério da direção da entidade), necessários para uma análise preliminar:
- Balancetes e Demonstrações Contábeis relativos aos períodos a serem analisados;
- Informações que dêem suporte aos registros contábeis da entidade, base para elaboração das peças contábeis do item anterior [pelo menos 2 (dois) Livros Diários e 2 (dois) Livros Razão];
- Os impostos, as taxas e as contribuições a que a entidade está sujeita;
- As contribuições sociais a que a entidade está sujeita;
- As informações que a entidade deve fornecer a terceiros em função de suas atividades;
- A identificação de clientes e fornecedores estratégicos ou importantes;
- Os sistemas de informações sobre as operações;
- Os controles gerenciais;
- A estrutura de recursos humanos, a política de pessoal adotada, a existência de fundo de pensão, os compromissos com sindicatos, os níveis salariais e os tipos de benefícios indiretos;
- A legislação, as normas e os regulamentos que afetam a entidade.
...