O EDIFÍCIO MULTIUSO
Por: stuwarning • 6/6/2018 • Trabalho acadêmico • 4.650 Palavras (19 Páginas) • 133 Visualizações
4.5.1 EDIFÍCIO MULTIUSO
Edifício com aproximadamente 1270m² de 7 pavimentos que abrigava a sede das Federações.
Para este edifício foram propostos novos usos, visando atividades físicas, recreativas e a reativação do auditório localizado atualmente no primeiro pavimento.
Todos os andares enquadrarão nos parâmetros previstos pela Norma dos Bombeiros.
Foram executados, estão em execução ou serão executados os seguintes serviços no edifício:
RESTAURAÇÃO DAS JANELAS – O restauro das janelas foi feito através de limpeza da superfície com hidrojateamento , retirada dos vidros com raspagem das massas, remoção e substituição dos trechos danificados por corrosão com solda, revisão nos mecanismos de funcionamento da esquadria e por fim tinta esmalte na estrutura metálica.
TROCA DE PISOS – Demolição do revestimento cerâmico existente inclusive base, posteriormente será executada a regularização da superfície e execução do revestimento necessário para o piso.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS – Será substituída a fiação antiga por fiação nova, instalado quadro de força e disjuntor, eletrodutos, caixas e conduletes para passagem dos cabos. Serão instaladas novas luminárias de embutir e sobrepor, tomadas e interruptores novos.
INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS – Serão instaladas tubulações de polipropileno nos diâmetros de 25mm, 32mm, e 40mm, juntamente com registros de gaveta e pressão, válvulas de esfera e retenção. Para abastecimento de todos os ramais de água do edifício será instalado reservatório inferior juntamente com seu abrigo e conjuntos Motor-Bomba.
Para agua de reaproveitamento serão utilizados tubos de polipropileno nos diâmetros nominais de 25mm, 32mm, 40mm, 50mm e 75mm juntamente com registros e válvulas necessárias.
Para aguas pluviais, será utilizado tubo de PVC rígido de 100mm.
Para tubulação de incêndio, tubos de cobre classe A com diâmetro de 62mm e hidrante simples com equipamentos.
PINTURA – Remoção da pintura existente por lixamento, aplicação de primer para base, tinta acrílica e textura acrílica para uso interno/externo.
IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA – Para a implantação de infraestrutura em andamento, será instalado quadro de distribuição, caixas, eletrodutos e conduletes de passagem, tomadas, gabinete rack padrão e cabos de conexão.
FORRO - Será implantado no forro, painéis de gesso acartonado e placos de gesso gyptone.
CLIMATIZAÇÃO - Para a climatização do edifício será instalada unidade coordenadora VRC, ar condicionado, unidade de recuperação de calor, unidade exaustora, rede de dutos e acessórios.
ELEVADOR – Será instalado na edificação um elevador para 6 pessoas com 8 paradas, com dimensões que no mínimo atendam a um cadeirante.
4.5.2 QUADRA COBERTA e VESTIÁRIO
No espaço da quadra coberta com aproximadamente 1180m², a proposta é manter a estrutura metálica e reformular todo o espaço interno, revestimentos, fechamentos laterais e cobertura. No interior, toda a estrutura metálica receberá limpeza e tratamento contra corrosão, além de uma nova pintura.
O piso da quadra será recuperado e executado com os devidos tratamentos no local.
A edificação dos vestiário é construída em concreto, com fechamento em alvenaria e cobertura em telha metálica e área de aproximadamente 240m². Os vestiários não possuem acesso direto e em nível à quadra coberta, perdendo sua função de apoio, porém, serão implantadas medidas de acessibilidade que ligue a edificação até a quadra.
Nessa edificação funciona o vestiário masculino e feminino, com chuveiros, trocadores e boxes acessíveis. Além de copa, subestação e caldeira, hoje desativada.
Foram executados, estão em execução ou serão executados os seguintes serviços na quadra coberta:
RESTAURAÇÃO DA ESTRUTURA METÁLICA – Na estrutura metálica da cobertura, a pintura antiga será removida através de escovação, aplicação de primer conversor de ferrugem e aplicação de verniz sintético marinho incolor de acabamento fosco.
LUMINOTÉCNICO – Serão instalados conjuntos de luminárias de sobrepor, embutir e de LED, que são adequadas a iluminação do local.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DA QUADRA – Serão instalados quadro de força e disjuntores, tomadas e interruptores, novos cabeamentos de alimentação e eletrodutos, caixas e conduletes para passagem dos cabos.
PISO DA QUADRA - Na quadra será implantado o resérvatório enterrado para retenção de água, o piso será regularizado e repintado com tinta adequada, as laterais da quadra que está com uma parte aberta atualmente será fechada com alvenaria de tijolos serâmicos e feito o devido acabamento no local.
Para o vestiário da Quadra Coberta serão executados os seguintes serviços:
ESQUADRIAS - Serão substituidas as portas existentes do local.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DO VESTIÁRIO – Será substituído todo o cabeamento antigo por fios novos e tomadas e interruptores.
PREVENÇÃO DE INCÊNDIO - Para prevenção de incêndio serão instalados equipamentos como detector termovelocimétrico e sirene audio visual, eletrodutos de cobre e iluminação de emergência
INTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS - Serão substituídas as tubulações existentes, para tubulações de água fria e quente, e instalações sanitárias. Serão implantadas novas tubulações para água de reaproveitamento, águas pluviais e combate a incêncio.
CLIMATIZAÇÃO - serão instalados equipamentos exaustores, rede de dutos e bocas de ar.
4.5.3 PISCINA I - ADHEMAR DE BARROS
O projeto de reforma para este edifício de 3300m², contempla essencialmente o item acessibilidade, sendo adequado às normas de acessibilidade vigentes e à norma de incêndio da cidade de São Paulo.
No pavimento Térreo, foram realizadas intervenções para adaptação ao acesso e uso de pessoas portadoras de necessidades especiais, com a inclusão de rampas para acessar o nível da piscina e aos sanitários e vestiários.
O pavimento intermediário, poderá ser acessado através de escadas ou por plataformas elevatórias.
...