O ESCOPO DE MARKETING
Por: biamotta89 • 21/9/2015 • Relatório de pesquisa • 472 Palavras (2 Páginas) • 5.625 Visualizações
O ESCOPO DE MARKETING
Conforme Kotler (2005) são dez grupos que envolvem o marketing: bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedade, organizações, informações e ideias.
Os bens dizem respeito aos bens tangíveis, os que são mais produzidos e os que mais têm atenção do marketing das empresas. Os Estados Unidos, por exemplo, produzem milhões de alimentos enlatados e congelados, milhões de toneladas de aço e produtos que são necessários ao consumo moderno dos produtos. A Internet tornou possível que até pessoas físicas pudessem comercializar sem sair de casa.
Os serviços são necessários quando as economias se desenvolvem. Quanto mais um mercado cresce, maior é a concentração das atividades na produção de serviços. A experiência é administrar de maneira integrada os serviços e mercadorias, onde pode-se gerar mais experiências e comercializá-las. Em relação aos eventos, os profissionais de marketing, para anunciar seus produtos, promovem eventos em períodos especificados, como feiras, eventos esportivos, e eventos artísticos.
Na questão das pessoas tornou-se rotina celebridades serem os profissionais mais utilizados para a demonstração de produtos. Artistas, músicos, presidentes de empresas e médicos, dentistas, advogados usam de pessoas famosas para anunciar seus produtos e serviços.
Os lugares são referentes às cidades, estados, regiões ou países que competem no turismo. As empresas dedicadas e especializadas em desenvolvimento econômico, imobiliárias, bancos comerciais, associações empresariais locais, agências de propaganda e de relações públicas são as empresas que trabalham para atrair clientes levando em consideração o lugar.
As propriedades dizem respeito aos ativos intangíveis, como imóveis e produtos financeiros, comprados e vendidos por intermédio do marketing e instituições de investimentos e ainda instituições bancárias.
As organizações são empresas que trabalham para construir uma imagem de credibilidade, sólida e positiva perante o público e seus clientes.
As informações se relacionam com empresas que comercializam informações, como as escolas, editoras de livros, revistas especializadas, sites de web da Internet. O setor de distribuição das informações são um dos principais mercados da economia.
Em relação às ideias, todo o marketing começa com uma ideia básica. As ideias têm a finalidade de satisfazer uma necessidade central. Surgem as ideias para a satisfação dos clientes.
Para Kotler (2005), os profissionais de marketing trabalham com esses dez grupos, a fim de alcançar a demanda por parte dos clientes de produtos e serviços. No entanto, as atividades de marketing não se resumem nesses dez grupos. O marketing também é responsável pelo gerenciamento da demanda, assim como os profissionais da produção e da logística são responsáveis pelo gerenciamento do suprimento. Se a demanda for negativa, inexistente, latente (a não satisfação da oferta dos produtos no mercado. Forte demanda com a quantidade de produtos não suficiente no mercado), é preciso haver um gerenciamento dessa situação. Também lidam com uma demanda irregular, em declínio, demanda plena, excessiva ou demanda indesejada. Frente a essas diferentes demandas por parte do cliente, o profissional
...