O Empreendedorismo Social Projeto: Também É Delas
Por: DanielleWinterly • 16/8/2024 • Relatório de pesquisa • 2.397 Palavras (10 Páginas) • 75 Visualizações
[pic 1]
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
6º SEMESTRE
DANIELLE WINTERLY GRIFFO
Prática profissional em negócio I: Projeto
Também é delas.
São Paulo
2024
SUMÁRIO:
- HISTÓRICODA CONFEITARIA
- O COMEÇO DE UMA JORNADA
- PROJETANDO A ABRANGÊNCIA
- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- CONTEXTO
- MVP ( PRODUTO MÍNIMO VARIÁVEL) 3.2 PESQUISA QUANTITATIVA
- CRONOGRAMA E PLANEJAMENTOS
EMPREENDEDORISMO SOCIAL PROJETO: TAMBÉM É DELAS
1- HISTÓRICO DA CONFEITARIA
A “ Potinhos da Rê ” é uma confeitaria voltada para a produção e comercialização de bolos gourmet de pote, foi fundada em 2021 como loja virtual, venda nas ruas e ifood por Renata Abbatipietro e sua filha Giovana Abbatipietro.
Seu ponto físico fica em sua residência no Jabaquara, São Paulo, na rua Jupatis, seu CNPJ é41.785.719/0001-62
Nesse local elas otimizaram sua cozinha para ter um suporte profissional, com um ambiente agradável, familiar e com uma higiene impecável, prezando sempre o bem-estar dos seus clientes e sua qualidade como confeitaria.
1.1 O COMEÇO DE UMA JORNADA
A princípio a loja trabalhava apenas com vendas nas ruas (de porta em porta, em estabelecimentos e feiras) e encomendas pelo instagram (loja virtual), mas o sucesso foi tão grande que precisavam abranger um perímetro maior, assim entrando para a Ifood.
Contendo a proprietária, dois colaboradores e os entregadores cadastrados da própria Ifood, trabalhando duro em um período de doze horas consecutiva seis dias por semana para alavancar seu nome como delivery.
Nesse período a confeitaria ficou mais conhecida ainda, atraindo fornecedores com quantia e valores acessíveis de matéria prima, como Vaz doces e Atacadão Jabaquara, assim trabalhando com maiores demandas sem cair sua qualidade.
PROJETANDO ABRANGÊNCIA
Devido a esse crescimento do nome “Potinhos da Rê” venho apresentar o projeto: ”TAMBÉM É DELAS”.
Esse projeto visa o contínuo aumento do nome da confeitaria para outros bairros e cidades via ecommerce, Ifood e vendas nas ruas, tendo como objetivo a empregabilidade para mulheres em situação de vulnerabilidade, seja sem formação acadêmica, sem poderes para investimento, aposentadas, mães de bebês e crianças bem pequenas que não podem sair para trabalhar, mulheres desempregadas, em situação de violência, etc.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Visando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como alicerce desse projeto, baseado em emprego digno e crescimento econômico, e porque não dizer em igualdade de gênero e redução da desigualdade, venho com a proposta de liberar a “Potinhos da Rê para mulheres com o amparo de curso de capacitação abordando os temas: como vender, estratégias de marketing, como trabalhar com loja virtual, como trabalhar com delivery e como fazer com precisão as receitas originais da confeitaria. E todo esse processo terá apostila, chat tira dúvidas e aula presencial comigo e a proprietária Renata Abbatipietro, onde as mulheres poderão debater sobre erros, acertos, medos dúvidas e trocar experiências, além de fazerem sua primeira rede de apoio. Segundo Buri M.R.(2015) ”muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócio ou quando o fazem não o executam”. Devido a esse fato do senário empreendedor a confeitaria promoverá um curso de capacitação ,no qual será entregue conhecimento de como as empreendedoras planejarem seus passos diante do cenário de vendas.
Nesse curso será entregue a cada uma o “kit primeiras vendas”, contendo uma bolsa térmica com gelo artificial reutilizável, insumo para a fabricação de 50 bolos de pote, embalagens e uniforme, no qual as empreendedoras poderão começar suas primeiras vendas sem investimento financeiro e ainda começar a movimentar seu fluxo de caixa, obtendo autonomia perante a vendas e reposição de insumo.
Assim fornecendo à confeitaria uma estratégia de abrangência e marketing, no qual gerará lucros a médio e longo prazo. Segundo Chiavenato I.(2004) “as organizações não trabalham na base de improvisação. Tudo nelas é planejado
PROJETO TAMBEM E DELAS
arcerias-Chave [pic 2] Administradoras entregadores[pic 3] Plataformas[pic 4] [pic 5] Empreendedoras [pic 6] Clientes Satisfeitos | Atividades Chave [pic 7] Marketing Digital Aula | Propostas de Valor[pic 8] Todas Podem Empreender Aprendizagem Profissional[pic 9] [pic 10] Geradoras de Lucro e Marketing | Relacionamento[pic 11] Chat Whatsapp Feedback | Segmentos de Clientes[pic 12] Mulheres sem[pic 13] recursos de investimento [pic 14] Mulheres em vulnerabilidade |
Recursos Chave [pic 15] Administradoras | Canais[pic 16] Aula Presencial Apostila | |||
Estrutura de Custos[pic 17] Insumo Gráfica Uniformes[pic 18][pic 19] | Fontes de Receitas[pic 20] Liberdade financeira e qualidade de serviço |
...