O Gerenciamento de Obra
Por: Bruno Do Carmo • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 447 Palavras (2 Páginas) • 107 Visualizações
Gerenciamento de Obra
“Você sabe como fazer o gerenciamento de obras de forma eficiente? A gente sabe que esse trabalho exige muita atenção do engenheiro, que precisa se preocupar desde o momento do estudo de viabilidade até o cumprimento de prazos para a entrega das chaves.”
2018, https://www.sienge.com.br/blog/gerenciamento-de-obras-etapas/
O gerenciamento de obra é importante e é uma etapa que vai desde antes de começar da construção até o a entrega da chave do imóvel, por exemplo, pesquisamos ao redor para saber a classe social e perfil das pessoas que moram no bairro, lei de zoneamento, pontos importantes perto que podem valorizar o imóvel, a chances do investimento render lucro, faz o orçamento do custo da obra devido a mão de obra e materiais, faz o cronograma de obra e estipula com proprietário o tempo que a obra vai deve durar, o acesso se será fácil ou difícil devido as vias, analisamos o terreno para saber a condição que ele se encontra.
Quando uma obra é bem gerenciada nos propõe uma boa qualidade, entrega no prazo certo, as tarefas estipuladas no diário de obra é cumprida sem atraso, não ocasiona aumento no orçamento, melhor utilização dos recursos tais como recursos financeiros, mão de obra, equipamentos de apoio, materiais de informática e tecnologia e reduzir a perda de materiais.
O consiste em atividades associadas com planejamento, organização, direção e controle de recursos organizacionais, são essas as atividades que vão nos propor o que foi dito anteriormente acima.
Planejamento
É o processo de tomada de decisões independentes, visando uma futura desejada, ou seja, são decisões tomadas no presente, que resultam em implicações futuras.
Organização
É a ação por meio da qual se estabelece a melhor forma de se compor e solucionar recursos físicos, humanos e financeiros para se obter o melhor desempenho.
Direção
É a ação por meio da qual se define quando, como, por quem e quais os recursos devem ser executados as tarefas planejas.
Controle
É a ação de medir o resultado de uma operação e comparar o resultado estabelecido, para vereficar se atende aos limites de tolerância.
Gerenciamento Total e parcial.
O gerenciamento de obra é definido de forma contratual entre total ou parcial de acordo com a vontade do contratante. O gerenciamento total conhecido também como turn key, inclui a contratação de materiais, serviços e mão de obra e apenas um escritório realiza todo o gerenciamento, já o parcial uma parte é gerenciada pela construtora e outra pelo contratante.
Tanto o gerenciamento total ou o parcial deve conter:
- O cronograma físico-financeiro;
- Organização com documentações e ordens de serviços para o controle financeiro e controle material;
- Planejamento total tais como, obra, financeiro;
- Controle financeiro e controle total sobre os materiais do estoque da obra;
- a retroalimentação do planejamento físico-financeiro.
https://www.sienge.com.br/blog/gerenciamento-de-obras-etapas/
http://www.mapadaobra.com.br/gestao/gerenciamento-de-obras-e-tao-importante-quanto-producao/
http://au17.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/245/artigo324017-1.aspx
https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/2014/05/pessoas-nao-sabem-gerenciamento-de-obras/
...