O Gestor Intermediário na Estrutura Organizacional
Por: coelholuana • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 446 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
O Gestor Intermediário na Estrutura Organizacional.
Para que possamos abordar a discussão sobre os papéis, atribuições competências e habilidades que um gestor deve dominar é importante que tenhamos conhecimento de quais são os compromissos decada um dos três níveis organizacionais e a relação entre eles.
Oe três Níveis da Empresa;As organizações são divididas basicamente em três grades níveis Conforme segue abaixo:
• Nível Estratégico (Possui Habilidade Conceitual)
Motivos principais:Compreender e agir baseado na complexidade existente na organização e o contexto em que atua.
Esse nível é composto pelos acionistas da empresa, principais executivos ou conselho de Administração e possui grande responsabilidade em tomada de decisões a longo prazo que são impactantes para a empresa.
• Nível Tático (Possui Habilidade Interpessoa)
Motivos Principais:Precisam compreender as necessidades, interesses e atitudes das pessoas a fim de engaja-las para o trabalho em equipe e atingirem assim seu objetivo comum.
Tem por objetivo traduzir as decisões estratégicas transformando-as em ações que efetivamente serão executadas em médio prazo pelas diferentes áreas que compõe uma organização. Isso reforça ainda mais a importância das habilidades interpessoais de seus integrantes deve possuir afim de promover a comunicação entre o alto escalão e a equipe operacional.
• Nível operacional (Possui habilidade Técnica)
Motivos Principais:Mobiliza conhecimentos, métodos e equipamentos para cumprir tarefas dentro de seu campo de especialidade.
Nesse nível todos os objetivos são direcionados a cada tarefa, atividade ou projeto especificamente e seus membros possuem habilidades técnicas apuradas em equipamentos ou ferramentas que utilizam em suas funções. Podemos dizer que o nível operacional atua como um fiel cumpridor aquilo que é definido nos outros níveis.
A GI e sua relação com os outros níveis operacionais.
Através dos estudo dos níveis operacionais citados pudemos compreender que os Gestores Intermediários são membros do nível Tático da Organização e são responsáveis diretos por garantir que os três níveis caminhem numa mesma direção atuando de forma cooperativa e independente. O GI muitas vezes se sentem pressionados pelos que estão acima e da mesma forma pelos que estão abaixo deles, eis ai a dificuldade pois a área estratégica possui uma grande dificuldade de comunicação com a área operacional e vice versa e seria bem improvável que conseguisse atuar de maneira integrada caso não houvesse a facilitação dos Gestores Intermediários. Por isso é correto afirmar que os Gestores Intermediários são sobreviventes de inúmeras mudanças e reestruturações que as companhias enfrentam e também são aqueles que melhor devem se preparar para novas ondas de mudanças que poderão ocorrer em qualquer momento, ainda mais por que as expectativas sobre o desempenho da GI são cada vez maiores pois tem assumido inúmeras novas responsabilidades e tarefas e isso tem direcionado seu trabalho para atuar de forma generalista e sobreviver em
...