O MODELO DAS QUATRO AÇÕES (OCEANO AZUL)
Por: maianamelo • 18/11/2022 • Monografia • 1.899 Palavras (8 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE HORTOLANDIA
SUPERIOR EM MARKETING DIGITAL
Tutor a distância Alessandra Cristina da Silva
O MODELO DAS QUATRO AÇÕES (OCEANO AZUL)
Hortolândia
2022
O MODELO DAS 4 AÇÕES (OCEANO AZUL)
Noraneyde Teixeira
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Anhanguera, para as disciplinas de Modelos de Gestão; Empreendedorismo; Gestão de Projetos; Homem, Cultura e sociedade; Legislação Social e Trabalhista.
Tutor a distância:
Alessandra Cristina da Silva
Hortolândia
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................4
DESENVOLVIMENTO..............................................................................5
CONCLUSÃO...........................................................................................8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................9
- INTRODUÇÃO
No cenário tecnológico, no qual estamos inseridos atualmente, é necessário, enquanto empresa, estarmos atuantes onde estão as pessoas, onde estão o nosso público potencial, e esse lugar é o meio digital.
A concorrência está na própria empresa, na forma como ela administra a sua gestão e na forma como ela divulga a sua marca e seus produtos e serviços, muito diferente de antigamente, onde a concorrência se dava entre empresas, hoje é um processo que depende muito mais de inovações e ajustes internos do que propriamente vencer fatores externos.
O valor percebido pelo cliente depende de como a marca chega nele e do custo-benefício na hora de escolher. E, no ambiente digital, os mercados se expandiram e há espaço para todos, contudo, para sobreviver nele e dele é necessário traçar rumos para alcançar os objetivos do negócio.
Nesse sentido, saindo do oceano vermelho para o oceano azul, de modo que as estratégias da empresa não permitam que seus produtos ou serviços consigam ser comparados com qualquer outro, mas que tenham um diferencial que as divulgue sem lembrar qualquer outra marca.
Ainda, uma Central de Relacionamento com o Cliente é demasiado importante para a gestão do negócio, já que as pessoas precisam muito mais ser ouvidas do que ouvirem, é preciso que o negócio tenha a sensibilidade de entender o que o cliente necessita e a partir daí traçar metas para satisfazer as necessidades do mesmo, pois é isso que ele busca: A satisfação de suas necessidades.
As sapatarias perduram até hoje, é um modelo de negócio que, quando trazido para o ambiente digital pode render muito mais lucro do que simplesmente quando está competindo com outras sapatarias ou lojas de sapatos.
Mesmo que sejam alguns calçados bem acessíveis em termos financeiros, as sapatarias se perpetuam ainda pela afetividade ao calçado, à facilidade de recuperação de um calçado mais caro, mais valioso.
Pensando nisso, estabelecemos um negócio do ramo de recuperação de calçados, com um modelo de gestão muito tradicional, baseado simplesmente na procura das pessoas pelo serviço e tentamos inseri-la no mundo digital buscando, além de ter o negócio procurado e com lugar de destaque nas mídias digitais, criar um público-alvo e inovar partindo daquilo que já era feito na empresa.
Para isso, utilizamo-nos do modelo das quatro ações e da inserção na empresa de uma CRM.
- DESENVOLVIMENTO
A sapataria precisava primeiro estabelecer qual seria seu modelo de negócio no ambiente digital e, portanto, após análises de mercado, analisando seus pontos fortes e fracos decidiu que iria inovar com a fabricação de calçados personalizados, além da simples restauração do mesmo. Com isso poderia chamar a atenção daqueles mais exclusivistas que, ainda apegados ao seu calçado, gostariam de ter neles a própria identidade. A empresa já era conhecida por possuir um serviço de qualidade e reparar peças de couro além de apenas calçados, contudo, os preços acessíveis de algumas lojas nas vendas de calçados e outras sapatarias espalhadas pela cidade eram os pontos fracos, além de não possuir funcionários para agilizar os serviços e espaço adequado para receber os clientes.
Sendo assim, pensando nesses aspectos, foi preciso eliminar a princípio a simplicidade que aparentava, a imagem fraca de que era apenas mais uma sapataria e a perda de tempo na recuperação de calçados.
Com relação à simplicidade do negócio, alguns calçados foram reparados e personalizados, sendo postadas fotos nas mídias digitais de antes e depois. Ainda, a sapataria passou a se enxergar como empresa digital, fornecendo vários canais de comunicação para seus potenciais clientes, como WhatsApp, e-mail, Instagram, facebook, entre outras ferramentas, além de um telefone exclusivo para SAC. Com relação a perda de tempo, investiu em qualificação e contratação de um artista especializado para personalização de calçado, caso assim desejasse o cliente, firmando uma parceria com tal artista.
Com a inserção do mundo digital foi preciso reduzir os gastos com energia elétrica, utilizando sistemas de captação de luz solar, reduzir a concorrência a partir de pesquisas precisas de clientes que buscavam o serviço na região, mas não encontravam e reduzir os custos de recuperação, comprando quantias de materiais mais vultuosas de diferentes fornecedores.
Foi preciso elevar a qualidade do serviço, fazendo-o com ainda mais perfeição, investindo em cursos de aperfeiçoamento, elevar o valor percebido pelo cliente, que não se baseia apenas em preço, e a clientela a partir de um novo nicho.
Criou-se, para tanto, uma CRM, um site e um modelo de gestão por processos.
Um CRM ajuda sua empresa a dispensar os processos obsoletos e o esforço manual para que o seu negócio possa progredir. A plataforma organiza as contas e contatos de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o processo de vendas.
Em vez de ficar preso a lembretes em notas adesivas amarelas ou imerso em planilhas, você passa leads para sua equipe de vendas de forma rápida e fácil: cada membro da equipe, independentemente de onde esteja e o que esteja fazendo, está sempre trabalhando com informações atualizadas sobre os clientes e suas interações com a empresa.
...