O Marketing Estratégico
Por: Rhayssa Bignardi • 25/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 374 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
ADO II - MARKETING ESTRATÉGICO
RESPOSTAS
QUESTÃO 1 - Os oito sinais de alerta para se evitar o declínio do produto são:
1- O surgimento de substitutos, que são os mais comuns e se tornam mais evidentes quando se tratando de tecnologia, mas são encontrados em milhares de seguimentos.
2- Deficiência da marca, que é quando um item se distância demais da marca mãe, e corre o risco de passar despercebido pelo consumidor.
3-Desprezar o potencial dos concorrentes, onde estes podem se tornar um fator de declínio para uma companhia e seus produtos quando falta o monitoramento de mercado.
4- Queda nas vendas, que é um sinal de enfraquecimento do produto, que nem sempre o problema está no que é vendido, mas nos processos que ligam o item ao consumidor final.
5- Público alvo errado, onde se faz necessário fazer adaptações no público-alvo pretendido também podem ajudar a reverter o processo de desgaste de um produto ou mesmo de uma empresa.
6- Acreditar que o clássico não precisa ser revisto, onde mesmo depois de um produto se tornar sucesso de aceitação, ele precisa estar constantemente em revisão para não se tornar antiquado. A Coca-Cola mantém a mesma fórmula do seu refrigerante há mais de 120 anos, mas nunca deixou de inovar em comunicação e embalagem.
7- Deixar de ouvir o consumidor, o que seria um erro pois ele é um importante indicador da saúde da marca. O diálogo com quem utiliza os produtos na prática, portanto, nunca pode ser dispensado.
8- Ruído na comunicação, pois a comunicação pode esconder armadilhas especialmente em momentos de alterações significativas no portfólio ou mesmo na marca. No momento em que uma inovação entra em prática, a empresa precisa comunicar isso de forma eficiente à sua base de clientes, pois, caso ocorram falhas, é possível que o bom relacionamento se perca.
QUESTÃO 2 - Escolhi o sinal do surgimento de substitutos. Um exemplo seria os telefones fixos, que hoje estão sendo descartados nas residências por conta dos celulares. Em uma pesquisa realizada em 2010pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças americano mostrou que 26% das residências norte-americanas têm apenas telefones celulares. Hoje essa porcentagem deve estar bem maior, principalmente aqui no Brasil por conta da fusão de empresas de telefonia com as empresas de TV a cabo.
...