O Monge e o executivo
Por: Matheusmotta • 10/4/2016 • Trabalho acadêmico • 583 Palavras (3 Páginas) • 491 Visualizações
Resumo o monge e o executivo.
O Livro conta a história de um executivo, pai de família, gerente de uma grande empresa que passa por algumas dificuldades em sua vida, tanto profissional como a familiar, depois da indicação de sua esposa ele aceita passar um tempo em um mosteiro cristão refletindo sua vida.
CAPITULO 1 “As Definições”
O capitulo 1 tem como objetivo rever conceitos de poder, autoridade e limites. Simeão um dos personagens principais ensina a arte de ouvir e estar atento, que deve ser uma característica de um bom líder, além dos aspectos morais e éticos e também mostra a todos que liderar não é estar no poder, pois para o autor, o poder pode até obter resultados, mas com o tempo prejudica os relacionamentos, e o correto é, executar as tarefas enquanto se constrói os relacionamentos.
CAPITULO 2 “O Velho Paradigma”
“O velho paradigma” A discussão inicial é sobre a importância de ouvir, e a mensagem negativa enviada ao interromper uma pessoa na metade de uma frase. Que demonstra que estamos desinteressados em sua resposta e desvalorizando sua opinião. Mostra que o valor do RESPEITO é muito importante para liderar determinados grupos. O autor deixa claro que, um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades de seus liderados. Após discutir com o grupo sobre a questão, Simeão afirma que “Auto realizar-se é tornar-se o melhor que você pode ser, ou é capaz de ser, alcançar a própria excelência.”
CAPITULO 3 “O Modelo”
O Capitulo 3 mostra o modelo de liderança que se baseia em autoridade, serviço e sacrifício, amor e vontade. Destaca a importância da opinião contraria, e a necessidade de manter o equilíbrio e o cuidado de não satisfazer a vontade das pessoas, mas sim, as NECESSIDADES. Destaca Jesus Cristo de Nazaré como o maior líder de todos os tempos, pois ser líder é servir, e isso Jesus fazia muito bem, colocava a liderança a serviço das pessoas. No final do capitulo um dos personagens fala que “A liderança é a identificação e a satisfação das necessidades."
CAPITULO 4 “O Verbo”
O amor pode significar, humildade, respeito, abnegação, bondade, perdão honestidade e compromisso, com definições tiradas do dicionário Simeão demonstra a importância de cada uma destas qualidades em um líder. O Amor ágape e a liderança são sinônimos.
CAPITULO 5 “O Ambiente”
Neste capitulo o autor mostra a dificuldade para ser um bom líder na pratica, é necessária muita força de vontade pra que os líderes construam um ambiente adequado criando condições para o crescimento enquanto seres humanos, para terem sucesso. O cuidado e a atenção do líder são responsáveis pelo ambiente e influencia da sua área de atuação, para isso as normas devem ser estabelecidas.
CAPITULO 6 “A Escolha”
A escolha, Para Simeão o nosso comportamento é que influencia o nosso sentimento e pensamento “é mais como representarmos um determinado sentimento do que agirmos se acordo com o sentimento” Fala Simeão citando o Jerone Brunner. As crises são conseqüências de más lideranças, tanto na família como na empresa. Se
...