O Monge e o executivo
Por: Lhigya • 7/11/2015 • Resenha • 701 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
Resenha
O que é ser um líder nos dias atuais e quais seus desafios?É possível ser líder usando apenas autoridade com amor, respeito e dedicação?
Sobre o livro: O Monge e o Executivo, Ed. Sextante 13º Edição (2004). Autor: James C. Hunter
O livro fala sobre o que é ser líder o que realmente importa na vida e quando se quer ser bem sucedido é preciso fazer sacrifícios. Jonh é um profissional realizado, que tem dois filhos e uma esposa maravilhosa, porém sua vida muda quando tudo começa a dar errado ele resolve querer resolver a situação com a ajuda de Len Hoffman isso se torna possível.
No capitulo parte I – John Daily é visto numa situação difícil, pois pressionado por todos os lados ele acredita numa única solução passar um tempo em um mosteiro onde um grande empresário que já salvou diversas empresas que estava prestes à falência a se recuperar, passou a viver no mosteiro longe da vida agitada que levava quando era o grande empresário Len Hoffman, nesse capitulo também conhecemos os outros personagens Lee, Greg, Teresa, Chris, Kim que também foram passar um tempo no mosteiro para entender o que estava acontecendo com eles por que tudo estava dando errado, com a ajuda de Simeão (Len Hoffman), que ao longo do capitulo os explica que liderança não tem nada a vê com poder e sim com autoridade que esta relacionada com amor, respeito, dedicação ao que faz. Nos outros seis capítulos Simeão os questionam sobre outras questões do cotidiano e da vida profissional que os leva a pensar o que realmente importa na vida.
A princípio, John Daily e os outros cinco alunos que participam do seminário reagem com certo ceticismo aos conceitos apresentados pelo frade, mas depois eles se rendem à sua experiência. Por que reconhecem que Len Hoffman é um grande homem tanto que sua fama ganhou o mundo dos negócios, principalmente por sua capacidade de recuperar empresas em crise, transformando-as em exemplos de sucesso.
O monge defende que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir.
Diante de tudo isso os seus seis alunos incluindo Jonh Daily reflete sobre seu modo de ser arrogante sempre dono da verdade ele acaba relacionando seu aprendizado com sua vida profissional lembrando-se do movimento sindical que ocorreu na fábrica onde trabalha, assim como a vida amorosa na qual sua mulher fazia reclamações constantes e seus filhos não o obedeciam, com isso ele começa a ver que nem tudo é só dinheiro ou bens materiais que sua família quer atenção, amor, carinho, dedicação não somente bens materiais, enquanto que seus funcionários só queriam reconhecimento, repeito, valorização, confiança assim como Jonh, Greg um dos alunos que é sargento do exercito e muito vaidoso percebe que sua conduta perante a vida é totalmente equivocada e egoísta.
A forma como a historia é contada no desenrolar dos capítulos é muito boa, pois nos mostra a realidade de uma forma na qual muitas vezes nem se quer percebemos, devido a tanta correria na qual vivemos o autor também nos dar fundamentos para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso.
O livro é muito utilizado como exemplo para pessoas que estão começando seus estudos sobre comportamento, de como as pessoas agem quando tem tudo o que pensavam que os levaria a ser felizes, além de ser muito utilizado por professores como exemplo e estudo, como foi um livro desenvolvido com uma linguagem fácil de interpretar e com uma grande aproximação do cotidiano acaba sendo utilizado também pelos alunos de faculdades, cursos tecnólogos de administração.
...