O PAPEL DOS GERENTES
Por: Andressa Ferreira • 11/3/2019 • Resenha • 678 Palavras (3 Páginas) • 113 Visualizações
O PAPEL DOS GERENTES
Os gerentes, ou administradores são responsáveis pelo trabalho de outros funcionários. Sua função na organização é objeto de estudo desde o século I pelo filósofo romano Plutarco, mas as teorias foram mais desenvolvidas no século XX.
Em 1938, Chester Barnard escreveu o livro “As funções do executivo” onde fala sobre o trabalho conjunto entre funcionários e gerentes avaliados em eficiência e eficácia. Tal cooperação depende de incentivos financeiros e também de persuasão, que é uma das principais tarefas do gerente. Outro papel importante é a tomada de decisões, as quais dependem dos subordinados visto que a aceitação deles é essencial.
Em 1960, Herbert Simon trata dos processos decisórios. Para ele “administrar é sinônimo de tomar decisões”. A tomada de decisão é dividida em três fases: intelecção, que é a análise de um problema; concepção, que é criar alternativas de soluções; decisão, que é escolher uma das alternativas. As decisões precisam ser simples, atendendo os requisitos mínimos. Há dois tipos de decisões, as programadas que são tomadas automaticamente e as não-programas, as quais os gerentes precisam desenvolver habilidades como criatividade e julgamento.
Nos anos 70, Henry Mintzberg propõe os papéis gerenciais. O papel dos gerentes vai além dos processos administrativos. Há três famílias principais de papéis gerenciais: papéis interpessoais (relações humanas), papéis de informação e papéis de decisão. Dentro do papel interpessoal o gerente age como símbolo ou figura de proa da organização, de líder, ou seja, influenciador, e o papel de ligação entre as equipes, ou entre informações e recursos. Entre os papéis de informação encontra-se monitor, disseminador e porta-voz, ou seja, ou seja, transmite informações de dentro para fora e vice-versa. Dentre os de decisões há: empreendedor, controlador de distúrbios, administrador de recursos, negociador.
Rosemary Stuart, professora em Oxford, ajudou a entender a diferença entre os cargos gerenciais os quais têm três dimensões: exigências, escolhas e dimensões. A exigências são tarefas obrigatórias, as restrições podem ser internas ou externas e limitam o que se pode fazer, as escolhas são tarefas ou atividades que o gerente pode realizar, mas não é obrigado.
A teoria de Fred Luthans se relaciona com o desempenho dos gerentes. Há quatro categorias de classificação: funções gerencias (decisões, planejamento, controle), comunicação, administração de recursos humanos, relacionamento. Luthans distingue gerentes de sucesso 9alcançam objetivos pessoais), dos gerentes eficazes (realizam objetivos para a organização).
O húngaro Andrew Grove define todos como sendo administradores. Para ele há três ideias que orientam a administração, que são a produção, trabalho de equipe e empenho individual. Produção define os resultados do administrador, dentro do trabalho de equipe ele acredita que o resultado do administrador é o resultado da sua supervisão direta ou indireta das unidades organizacionais, já no desempenho individual, quando cada pessoa se empenha ao máximo a equipe trabalha bem, portanto o gerente deve treinar e motivar a equipe.
Dentro da gerência há subdivisões hierárquicas representadas em uma pirâmide achatada. Os níveis são: supervisão
...