O PROCESSO DE UMA AREA DE TREINAMENTO
Por: Taiz Porto • 9/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.446 Palavras (6 Páginas) • 259 Visualizações
O Processo de uma área de treinamento e desenvolvimento.
Sabemos que as pessoas, são a parte mais importante da organização, por isso é necessário que nós, como bons gestores que somos, saibamos administrar não só os negócios e sim, as pessoas, sabendo que , elas possuem sentimentos, que muitas vezes atrapalham o processo e seu desenvolvimento profissional. Sabendo de tudo isso, O RH tem uma ferramenta inovadora para aumentar a vantagem competitiva para que possa enfim, atingir os objetivos e meta das organizações. Na qual chamamos de T&D, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.
[pic 1][pic 2]
Tem várias definições:
Escolhi, uma do Chiavenato, os principais processo na Gestão de Pessoas são:
*Aplicar
*Agregar
*Recompensar
*Desenvolver
*Manter
*Monitorar
Eles estão ligados ao TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. Mas para que possamos falar de tal assunto, irei fazer um relato ao meu ver sobre o que significa estes dois termos.
Treinamento : Nada mais é , do que treinar o homem a empresa , no caso preparar adequadamente para o exercício de determinado cargo, ensinando o empregado como lidar em determinadas situações, treinando-o para superar diariamente as situações do meio corporativo.
Desenvolvimento: Ao meu ver, é como lapidar os talentos já existentes na organização.
“ Aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torna-los futuros membros valiosos da Organização.”( MILKOVICH e BOUDREAU,2000);
O treinamento refere-se a execução de tarefas, o Desenvolvimento, refere-se ao crescimento da pessoa em nível de chá ( Conhecimento, Habilidade e Atitude).
ETAPAS DO PROCESSO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.
- Diagnóstico : Por que devo treinar ?Para que eu devo treinar ? Quem devo treinar ? Quando eu devo treinar e desenvolver tal pessoa ? Ou seja isso é o LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES, estratégias da organização anda junto com o planejamento estratégico. No caso, isso vale para que possamos transparecer as barreiras que devem ser superadas, mediante ao resultado do T&D.
Levando em consideração de que devemos sempre analisar os riscos obtidos, pois podemos perder tempo treinando pessoas que não querem aquilo para elas, ou seja é bom fazer um raciocínio e ver se “ vale a pena “ perder tempo instruindo pessoas, que muitas vezes não irão continuar na organização, é bom verificar quem tem interesse sobre o assunto.
TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO DE NECESSIDADE:
Como por exemplo, entrevistas com pessoas superiores da organização, como chefes e gerentes; aplicação de questionários; Avaliação de desempenho; discussões em grupos, teste de conhecimentos, dinâmicas, entre outros.
- Planejamento/ :Qual a melhor forma de fazê-lo ? e quem irá fazê-lo ?
- Programação : Nesta etapa são elaborados planos, programas e recursos para realizar o treinamento. Primeiro precisamos saber qual o objetivo do treinamento, e se o treinamento possui prazos para entrega de resultados,mas o interesse principal é que os objetivos de capacitação sejam atendidos. Não deve ser esquecido a definição de público alvo( é a mesma coisa de você treinar pessoas de um setor sobre um assunto que não tenha nada a ver, isso implica em perca de tempo, por tal motivo que a pessoa que passa o TREINAMENTO e a pessoa que DESENVOLVE, ela também tem que ser treinada e estar por dentro do assunto .
- Implementação / Execução: Nesta hora, é interessante analisarmos alguns fatores que podem vim a atrapalhar a implementação. Tudo que faz parte do processo, como os participantes, os recursos, a comunicação.
Agora é a hora de por em prática, tudo o que foi estudado, planejado, sabemos que tudo na teoria é muito lindo, mas tem que ver na prática , por isso todas as etapas devem ser seguidas para que consigamos chegar ao êxito , se algo sair dos conformes é necessário ver uma adequação( Porque tal fator não deu certo?) Essa fase de EXECUÇÃO é a ultima oportunidade de alcançar os objetos do treinamento. Na minha concepção o melhor treinamento é aquele em que todos estão presentes, por que muitas vezes a distância atrapalha;
- Avaliação : Acompanhar todo o processo feito anterior, e deixando espaço para possível feedback, tanto profissional com a pessoa que está passando o treinamento, quanto vice e versa!
RESULTADOS ESPERADOS X APROVEITAMENTO DOS PARTICIPANTES.
[pic 3]
O Gestor de Pessoas, não deve somente identificar a necessidade do processo, mas também fornecer meios para que seja possível contornar algumas situações, utilizando o T&D para isso. Pois mantém atualizado, todos os quadros da empresa , sabendo lidar com as tecnologias, que sempre vem inovando. Não podemos ficar para trás.
Direciona desenvolvimento de pessoas e agregar valores á organização.
TIPOS DE TREINAMENTOS UTILIZADOS NAS ORGANIZAÇÕES ATUALMENTE .
Toda empresa , não importa o porte, número de funcionários, segmento em que atua, localidade, nada disso importa, mas toda empresa tem “ situações negativas “que devem ser identificadas e devidamente eliminadas. Para que tal fato ocorra, é necessário que os líderes ,supervisores do dpto estejam de olhos bem abertos e que isso produza um fato de correção e ao mesmo tempo investir tecnicamente a respeito do comportamento de seus organizadores, para que isso dê certo, existe T&D, que eu já falei acima, neste momento irei dissertar sobre alguns tipos de treinamento empresarial .
LEADER TRAINING
Os líderes tomam decisões, geram pessoas, criam estratégias para alcançar ,dia após dia, resultados extraordinários. Por isso cada vez mais , os treinamentos por liderança ( PARA LÍDERES) são mais procurados.
Essa formação se destaca por ser uma das melhores, pois visa técnicas e ferramentas de Coaching para formar líderes mais preparados para lidar com as novas demandas do mercado, e a gestão como um todo.[pic 4]
PALESTRAS E WORKSHOPS
Palestras motivacionais como as de GODRI( BOLA CHEIA E BOLA MURCHA ) e WorkShops, são grande diferencial em opção de treinamento, Por serem curtos , no caso de horas a no máximo um dia, é mais fácil investir nesses modelos, intuitivamente os funcionários são reanimados, é como se fosse uma dose de animo para que não viva na mesmice, é um espaço para descontração, por que eles estão aprendendo em uma ambiente mais descontraído, e também é uma oportunidade de aprimoramento, desenvolvimento de habilidades, pode até ser revelados novos talentos neste momento.
...