O PROGRAMA 8 SENSOS UMA EVOLUÇÃO DO PROGRAMA JAPONÊS 5 SENSOS
Por: fernandapeb • 10/11/2015 • Resenha • 1.797 Palavras (8 Páginas) • 345 Visualizações
1. Introdução
Como sabemos, a gestão da Qualidade Total é imprescindível nas empresas. A globalização está exigindo uma maior competitividade das empresas que, estão sendo obrigadas a produzirem melhor e com menor custo. A cada dia, elas estão buscando se utilizar dessa ideologia, pois ela traz bastante vantagens para a empresa como um todo.
Na busca da melhoria contínua, item fundamental da Qualidade Total, todos ganham, seja empresa, seja clientes externos e internos. Segundo Falconi (2004), “o objetivo principal de uma empresa é satisfação das necessidades das pessoas: consumidores (através qualidade), empregados (através crescimento do ser humano), acionistas (através produtividade), e vizinhos (através contribuição social). Este pode ser atingido pela prática do Controle da Qualidade Total (Total Quality Control – TQC). TQC é o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas.”
O estudo da Qualidade Total no Brasil começou em meados dos anos 90, inspirados, por sua vez, nos processos de qualidades implantados pelas empresas japonesas desde o início da década de 50. Um dos modelos de gestão iniciados por eles, foi o programa 5s (ou 5 sensos), que apesar de ser voltado para o âmbito operacional da empresa, ele visa trazer uma nova perspectiva da maneira de pensar das pessoas da organização e busca nortear um melhor comportamento para toda a vida. Os 5s são cinco palavras que começam pela letra “S” encerrando em si os conceitos de triagem (Seiri), arrumação (Seiton), limpeza (Seiso), normalizar (Seiketsu) e disciplina (Shitsuke).
Já o programa 8 s, tem a mesma essência do 5 s, porém, com o objetivo de complementar e adequar a filosofia do 5S ao Brasil, acrescentam-se mais três sensos: determinação e união (Shinkari Yaro), treinamento (Shido) e senso de economia e combate aos desperdícios (Setsuyaku). Muitos livros de administração e métodos de melhoria da qualidade, citam que estes programas só têm êxito e durabilidade se, entre outras, as seguintes ações forem implementadas: A) Participação real e efetiva da alta administração da empresa. B) Treinamento e qualificação de todos os funcionários. C) Participação total dos funcionários, principalmente com sugestões de baixo ou nenhum investimento financeiro, mas que geram significativas economia e combate aos desperdícios.
2. O programa 5S
Existem diversos métodos de gestão que combatem os desperdícios, dentre os quais o programa 5S, ou dos Cinco Sensos, originário do Japão, e proposto pela equipe do professor Kaoru Ishikawa em maio de 1950.
Denominação
Conceito
Objetivo
Japonês
Português
SEIRI
Triagem
Separar o que é necessário de tudo que seja desnecessário
Eliminar de todo o espaço de trabalho tudo que seja inútil
SEITON
Arrumação
Apor cada coisa em seu devido lugar
Para organizar o espaço de forma eficaz
SEISO
Limpeza
Conservar o ambiente de trabalho, limpando e cuidando do mesmo
A fim de que o nível de limpeza seja melhorado
SEIKETSU
Normalizar
Diz respeito a criar normas
Criar normas claras de triagem, organização e limpeza
SHITSUKE
Disciplina
Traz um conceito de que todos ajudam
Incentivar a melhoria contínua
(Fonte: Wikipédia. Acesso em: 16/07/2014)
A metodologia desse programa possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional. Os propósitos da metodologia 5s são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.
Podemos definir os objetivos desse programa aplicado na Administração. Quais sejam: Arrumação: identificação de dados e informações necessárias e desnecessárias para decisões. Ordenação: determinação do local de arquivo para pesquisa e utilização de dados a qualquer momento. Limpeza: sempre atualização e renovação de dados para ter decisões corretas. Asseio: estabelecimento, preparação e implementação de informações e dados de fácil entendimento que serão muito úteis e praticas para decisões. Autodisciplina: hábito para cumprimento dos procedimentos determinados pela empresa.
3. O programa 8 s
Objetivando complementar e adequar a filosofia do 5S ao Brasil, são propostos 3 novos Sensos (Shikari Yaro, Shido e Setsuyaku) de forma a torná-lo um êxito e de uso contínuo. É importante ressaltar que a grande vantagem do programa 8S é que ele não contempla o investimento em máquinas e sistemas automáticos, tratando-se de uma metodologia de gestão de recursos humanos e materiais, baseado totalmente na capacidade intelectual e criativa dos funcionários. O investimento é nos seres humanos, com educação, treinamento e qualificação profissional. A metodologia promove a mudança de comportamento de dirigentes e funcionários que, passam a formar um grupo unido com visão de sobrevivência e continuidade dos negócios, principalmente através da economia e combate aos desperdícios.
Os oito Sensos são a seguir descritos seguindo suas ordem de implantação:
3.1 Shikari Yaro: Senso de determinação e União. Prega a participação determinada da alta administração em parceria com a união de todos os funcionários. O exemplo vem de cima. Motivação. Liderança e comunicação são as chaves deste Senso. Este primeiro Senso deve ser implantando segundo as seguintes etapas: 1-
...