TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROGRAMA DE APRENDIZADO

Por:   •  17/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 9

MBA CONTROLADORIA E FINANÇAS[pic 1]

PROJETO PRÁTICO: MÓDULO 01 (FUNDAMENTOS)

ALUNA: SERLY BRUMATTI DE MELLHO

EMPRESA: NATURA COSMETICOS S/A

CNPJ: 71.673.990/0001-77

SETOR: FARMACEUTICO E HIGIÊNE

TICKER(S): NATU3

EMPRESA FUNDADA EM 1969.

ANÁLISE SETORIAL

Multinacional brasileira de cosméticos começou em 1969. Formada pelo grupo brasileiro de beleza Natura & Co (Natura, The Body ShopAesop e Avon) é a maior do setor de cosméticos. Tem mais de 100 milhões de consumidores por meio de diversos canais. O principal deles é a venda direta, que conta com cerca de 1,7 milhão de consultoras no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru, além de outros 63 países indiretamente. Empresa comprometida com a geração de impacto positivo nas áreas social, econômica e ambiental.

A empresa tem um portfólio repleto de produtos para: Tratamento corporal e facial; Desodorantes; Óleos Corporais; Sabonetes; Barba; Perfumaria; Maquiagem; Proteção solar e Linha infantil.

Líder no mercado, seus principais concorrentes são: Boticário, Unilever, Lóreal, Nívea, Johnson & Johnson e Eudora.

O grupo brasileiro número 1 em mercados como Colômbia, Argentina e Brasil, observou um forte aumento de 250% nas vendas online desde a metade de março, quando começou o período de confinamento provocado pela pandemia de Covid-19. Segundo a companhia, esses resultados demonstram a resiliência “extraodinária" de seu modelo multicanal.  Lançou uma revista digital e interativa em itens essenciais que podem ser compartilhados em mensagens de texto (WhatsApp) e mídias sociais, em adição ao catálogo digital. Cerca de 90% das consultoras no Brasil usam plataformas digitais (app + web) e aproximadamente 700,000 consultoras tem lojas virtuais na Rede Natura, um aumento de 40% em relação ao ano anterior. Na Avon, as vendas por revendedoras compartilhando revistas digitais cresceram 85% globalmente nas semanas recentes.

Fatos relevantes:

  • 2015: o Rede Natura, lança primeira plataforma de vendas on-line, alcança todo o território brasileiro e chega ao Chile.
  • 2016: inaugura lojas em diversas regiões do Brasil e também a primeira delas em Nova York.
  • 2017: adquire a marca britânica de cosméticos The Body Shop.
  • 2018: é criado o grupo Natura &Co, união de Natura, Aesop e The Body Shop.
  • 2020: Natura &Co conclui a aquisição da Avon, criando o quarto maior grupo do mundo do segmento de beleza.

ANÁLISE DE CINCO FORÇAS DE PORTER

  1. PODER DE BARGANHA DOS CLIENTES: Apesar de ser uma marca consolidada no mercado é relativamente alto, o poder de barganha dos clientes em relação aos produtos beleza, pois enfrentam poucos custos de mudanças, podem adquirir produtos de outra marca com facilidade. Além disso, quando o produto vendido representa uma fração pequena dos custos do comprador, ele, em geral, é muito mais sensível ao preço.
  2. PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES: Poder de barganha da Natura em relação a seus fornecedores é alto. Isto é porque garante transparência aos principais públicos de interesse, estabelece parcerias entendendo que os fornecedores são elos fundamentais na cadeia de valor. Para a produção e a distribuição dos produtos, insumos, serviços e materiais indiretos são utilizados de uma variada gama de fornecedores localizados em diversas regiões do País e no exterior. Por ser de grande porte, adquire produtos em grandes quantidades de seus fornecedores e por isso tem seu poder de barganha elevado, exigindo entregas com mais rapidez, redução de preços e por conseqüência administra seus estoques de forma mais eficiente.
  3. AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES: Ameaça é baixa. Investimentos muito altos para início do negócio, divulgação e reconhecimento da marca, dificulta a entrada de novos concorrentes. Apenas as grandes empresas brasileiras de cosméticos têm domínio sobre a biotecnologia e a nanotecnologia (essenciais para a inovação de produtos pois envolvem investimentos expressivos). Outra barreira pode ser caracterizada por um mercado que precisam de canais de distribuição.
  4. AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES: Ameaça é baixa. Investimentos muito altos para início do negócio, divulgação e reconhecimento da marca, dificulta a entrada de novos concorrentes. Apenas as grandes empresas brasileiras de cosméticos tem o domínio sobre a biotecnologia e a nanotecnologia (essenciais para a inovação de produtos pois envolvem investimentos expressivos). Outra barreira pode ser e logísticas estruturados.[a]
  5. AMEAÇA DE SUBSTITUTO: Considera-se que a ameaça de produtos substitutos é alta. Precisa lançar novos produtos sempre e inovar nas divulgações. Alta concorrência, com linhas de produtos equivalentes e de valores mais acessíveis, tornam este mercado bem inovador. Grandes concorrentes (Boticário, Unilever, Lóreal, Nívea, Johnson & Johnson e Eudora), que podem ser encontrados facilmente em farmácias, lojas físicas e supermercados, facilitam ser substituídos[b].
  6. GRAU DE RIVALIDADE: A rivalidade da concorrência no Setor de Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal pode ser considerada alta. Os concorrentes são numerosos e bem equilibrados, as variações de fatia de mercado são relativamente pequenas e a concorrência é mais acirrada no grupo estratégico dos grandes fabricantes de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, que é composto apenas por 15 empresas.
    De acordo com dados do Euromonitor, indústria de cosméticos, perfumaria, e higiene pessoal cresce em média 10,9% ao ano, o que não pode ser considerado um crescimento lento, nem muito rápido, o que implica no aumento da concorrência. Para as empresas se manterem e lucrarem dentro deste setor são necessários vastos recursos financeiros, uma vez que é indispensável o investimento em marketing, comunicação e tecnologia para competir com outros players.

ANÁLISE DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA DA NATURA

               

              A indústria de cosméticos, cujo setor é movido a recursos e lançamentos de novos produtos e na renovação de suas fórmulas, segue tendências sazonais de modas e costumes. Natura vai muito além dos produtos de beleza:

1 - Ampliadora de consciência - Se nas estratégias de negócio a redução do impacto ambiental é relevante, na fábrica da Natura a economia de energia, no uso de água, além da preservação da mata nativa do entorno também são valorizadas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (185.2 Kb)   docx (983.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com