O Parecer Hospital Modelo
Por: Júlio Ferreira • 5/6/2021 • Trabalho acadêmico • 617 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
INTRODUÇÃO
Com o objetivo de aprimorar o nível de preparo de seus líderes, o Hospital Modelo investiu na capacitação destes, através de um treinamento intensivo focado no feedback, trabalhando sua importância, processos e técnicas.
Entretanto, divergindo das expectativas iniciais, o resultado apresentou queda em relação à última pesquisa de clima organizacional, causando surpresa à administração do Hospital Modelo.
Com base nessas informações, esse trabalho busca apresentar os principais elementos que pode ter interferido nesse resultado e também apresentar alternativas para solução dos problemas apontados.
DESENVOLVIMENTO
Primordialmente, o treinamento intensivo de feedback do Hospital Modelo apresentou uma falha quanto à forma de se realizar o feedback aos colaboradores.
Ao se deixar a responsabilidade de se realizar o feedback com a chefia direta dos colaboradores, esse feedback contemplou apenas um lado da relação, que deveria ser uma via de mão dupla. (SANTOS, 2018)
Conforme Masson (2016) explica em seu livro, ao diferenciar chefes de líderes, a autora define que:
os chefes não incentivam o desenvolvimento e aprendizado e, portanto, sua equipe não sente abertura para pedir ajuda quando necessário. O chefe é excelente em apontar e responsabilizar os outros quando algo não dá certo, mas quando o objetivo é alcançado, age como se ele tivesse executado.
Portanto, mostra-se que a organização está composta por chefes e não por líderes, devendo existir uma mudança de postura dentro da organização para que essa relação seja alterada.
Para que ocorra a mudança nessa situação, o chefe precisa entender que para que a liderança seja eficaz, é necessária uma interação profissional em um clima organizacional, realizada através de clareza de propósito e cooperação mútua entre líderes e empregados. (LIMA, 2010)
Quanto ao colaborador, este deseja enxergar na empresa uma cultura alinhada aos seus valores pessoais, sendo mais fácil que ele se sinta feliz de fazer parte do time, contribuindo para o bom clima organizacional. (MENDES, 2011)
Já a organização, para manter um bom clima organizacional, pode realizar ações como criar um time para gestão de conflitos, aprimorar o processo de feedback e evitar os problemas da primeira tentativa, proporcionar capacitação profissional e elaborar programas de reconhecimento.
CONCLUSÃO
Conclui-se com esse trabalho que ocorreram algumas falhas na aplicação do processo de feedback no Hospital Modelo, onde os líderes se concentraram apenas em apontar os erros dos colaboradores, mesmo em períodos anteriores.
Dessa forma, os líderes atuaram no feedback sem realizar a valorização dos resultados que os colaboradores vêm agregando à organização, fazendo com que os colaboradores não se sentissem reconhecidos.
Portanto, mostra-se necessária uma readequação no modelo de feedback apresentado e também na postura dos líderes que aplicam o método, devendo estes atuar como verdadeiros líderes e não como chefes autocráticos.
REFERÊNCIAS
LIMA, Ludmila Rodrigues de. O papel da liderança na comunicação organizacional. 2010. Disponível em https://www.avm.edu.br/docpdf/monog rafias_publicadas/posdistancia/41197.pdf. Acesso em 05 jun. 2021.
...