O Plano de Negócios
Por: valter25 • 30/8/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.561 Palavras (7 Páginas) • 103 Visualizações
Sumário
2.0 O conceito do Negócio 2
3.0 Produto 2
4.0. Equipe de gestão 3
5.0 Mercado e Competidores 4
5.0 Estrutura de negócio 6
6.0. ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO 7
7.0 Problema 7
8.0 Solução 7
2.0 O conceito do Negócio
2.1 Negócio HexaOil&Paint
A crescente explosão de relacionados à química verde no mundo e, mais recentemente, na América Latina tem proporcionado oportunidades jamais vistas para negócios inovadores na respectiva área de produtos baseados solventes vegetais. Atualmente é o grande foco da maioria das empresas que ingressam nesse meio e, em particular, destacam-se aquelas focadas na retirada de solventes orgânicos, devido ao dano ao meio ambiente. A HexaOil&Paint é o retrato de nova forma de fazer e ver a química de tintas. A missão do FaroFino é a de fazer fornecedores e consumidores se satisfazerem com nossos produtos de inibidores de corrosão proporcionando condições necessárias para um maior tempo de vida tanto para eletrodomésticos, tubulação ou até mesmo em plataformas de petróleo.
O diferencial da HexaOil&Paint é a utilização de óleos vegetais obtendo um produto mais clean ao meio ambiente, recentes projeções indicam que as atividades no setor do petróleo têm sido afetadas por problemas causados pelo fenômeno da corrosão, especialmente no setor de transporte com o uso de oleodutos entre outras utilidades. A água de formação, gerada juntamente com o petróleo, apresenta sais, óxidos e pH ácido, o que proporciona o fenômeno da corrosão na superfície metálica interna dos oleodutos.
3.0 Produto
A startup HexaOil&Paint foi fundada em uma ideia que ocorreu no período de graduação, com tecnologia desenvolvida no próprio laboratório de pesquisa de tensoativos, com intuito meramente cientifico, onde o produto em questão foi devidamente criado e testado. O produto em questão é um inibidor de corrosão baseado em óleos vegetais, onde se cria um inibidor que será adicionado a tinta, Utilizamos matérias-primas regionais, principalmente novos tensoativos sintetizados a partir de óleos vegetais. Dessa forma, nosso trabalho consiste objetivar a aplicação de tensoativos a partir dos óleos de mamona e de soja. A possibilidade de adicionar grupos epóxi às estruturas dos ácidos ricinoleico e linoleico-linolênico é uma maneira de tentar conferir à essas moléculas propriedades de inibição à corrosão, caracterizando seu uso como uma nova alternativa para o controle da corrosão em oleodutos. O uso de inibidores químicos tem minimizado o efeito da corrosão, aumentando o tempo de vida útil dos metais. Os tensoativos têm se destacado como excelentes inibidores de corrosão uma vez que a sua atuação na interface é eficiente em baixas concentrações, tornado seu uso economicamente vantajoso, pois obtém-se elevados percentuais de proteção das superfícies metálicas.
4.0. Equipe de gestão
A equipe de gestão do HexaOil&Paint é eclética, com experiência e formação de alto nível, bem como possuidora de grande conhecimento do mercado de industrial relacionado as tintas. Possui ainda larga experiência em vendas de produtos,temdo um know hall de primeiro nível, sendo composta pelos sócios fundadores da empresa.
- José Valter Pereira Junior,35 anos – CEO
- Experiência: Ocupa cargos de direção desde a fundação da empresa, possuindo conhecimento nas áreas financeira, administrativa, tecnológica e socioeconômica.
- Educação:
- Graduado em Química do petróleo -UFRN
- Pós-graduado-graduado em Negócios Internacionais – South Caroline University
- Doutorado em Engenharia Química -USP
- Objetivo:
- Desenvolver e operacionalizar os inibidores.
- Igor Farias., 30 anos – Diretor Administrativo/Financeiro/Marketing
- Experiência :Operante na elaboração de planos de negócios, sendo ainda responsável pela criação e administração da empresa JC Software, tendo em seu portfólio de clientes grandes empresas da área de telecomunicações.
- Educação:
- Doutorado em Empreendedorismo – USP
- Especialização em Marketing – Babson College
- Mestrado em Administração – FGV/SP
5.0 Mercado e Competidores
4.1 Análise Setorial
No começo do milênio, líderes mundiais decidiram que um dos valores fundamentais para as relações internacionais no século XXI deveria ser “o respeito pela natureza”. A declaração do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) 1 já faz clara menção ao desenvolvimento sustentável, mas sem estabelecer um curso de ação sobre o tema. O relatório de 2005, “In larger freedom” 2 , já é mais concreto e estipula objetivos a serem cumpridos até 2015. Uma das 8 metas para o desenvolvimento no milênio é “garantir a sustentabilidade ambiental”. Entretanto, esta meta ainda engloba objetivos de cunho social, como a melhora da qualidade de vidas em favelas e a diminuição pela metade das pessoas sem acesso à água potável. Em 2015 acabou o prazo das metas estipuladas em 2005 e uma nova reunião foi feita. As antes 8 abrangentes metas, foram aprimoradas em 17 metas especificas para o desenvolvimento sustentável. Entre estas, as metas de número 6 e 12, “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos” e “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis” 3 mostram a atualidade e importância do presente trabalho, pois o mesmo visa utilizar um resíduo para a confecção de um novo produto, em concordância com a meta de número 12, e proteger os corpos aquáticos e plantas de tratamento de água, auxiliando na meta de número 6.
A indústria está determinando a mudança da performance do mercado de inibidores, e seus futuros investimentos em novos empreendimentos e a forma como as empresas fazem negócios no Brasil. Os fatores que mais influenciam o crescimento do número de usuários de inibidores com adsorção por óleo vegetal são: a redução significativa dos custos sendo óleo da mamona saindo a R$ 30,00 o litro e o de Soja a R$ 3,79, além da temática do meio ambiente que está num crescente atualmente.
Os inibidores de corrosão químicos são amplamente empregados na indústria de petróleo para proteger equipamentos metálicos utilizados nos processos de perfuração, produção, transporte e refinos de hidrocarbonetos. A eficiência do filme de inibição depende da concentração do inibidor e do tempo de contato com a superfície metálica. Os inibidores de corrosão utilizados na indústria do petróleo podem ser usados na forma líquida ou sólida, desde que reduza a taxa de corrosão pela adsorção na superfície metálica.
...