O Projeto Integrador
Por: Claudinei Moura • 10/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.412 Palavras (14 Páginas) • 1.079 Visualizações
FATEC TATUAPÉ
Clariana Lima Silva Mirian Cristina da Silva Santos
Rafael Henrique Biscaro Vanelia dos Santos Barbosa Andrade
Projeto Integrador 4º semestre
Desafios da gestão em contextos de crise econômica
Trabalho apresentado como Projeto Interdisciplinar do 4º semestre do curso de Tecnologia de Gestão Empresarial EAD sob orientação do Prof. Me. Paulo Roberto Correia Silva (mediador).
São Paulo 2018
FATEC TATUAPÉ
Autores: Clariana Lima Silva
Mirian Cristina da Silva Santos Rafael Henrique Biscaro
Vanelia dos Santos Barbosa Andrade
Título: Desafios da gestão em contextos de crise econômica
Trabalho apresentado como Projeto Interdisciplinar do 4º semestre do curso de Tecnologia de Gestão Empresarial EAD sob orientação do Prof. Me. Paulo Roberto Correia Silva (mediador).
Projeto Integrador recebido e aprovado em / /
[pic 2]
Prof. Coordenador de Polo Cláudio Xavier Mendes dos Santos
[pic 3]
Prof. Orientador Paulo Roberto Correia Silva
São Paulo 2018
Sumário
Quadro Resumo 4
- Introdução 5
- Desenvolvimento 6
- Os efeitos da crise econômica de 2008 6
- A crise econômica e os efeitos no Brasil 7
- A crise econômica nas empresas 9
- Conclusão 12
Referências 13
Quadro Resumo
Tema geral | Desafios da gestão em contextos de crise econômica |
Questões específicas de pesquisa | Os processos gerenciais mais afetados pelo contexto de crise econômica Relação entre gestão financeira ética e responsável e sobrevivência das organizações |
Justificativa | Períodos de crise econômica afetam as organizações como um todo. As dificuldades e desafios são impostos nas mais diversas áreas da empresa, desde os processos gerenciais até as relações interpessoais e de recursos humanos. Desgastes são inevitáveis e a gestão responsável e criativa tornam-se imposições para sobrevivência. Durante a crise, não há perspectiva de evolução para as empresas sem a implementação de processos que considerem princípios éticos e responsáveis para garantir a equalização econômica e processual. Da mesma forma, a sobrevivência na crise se configura como uma janela de oportunidade para o crescimento. Veremos neste PI as possibilidades, dificuldades e impactos da crise econômica nas organizações e como esse impacto pode ser decisivo na sobrevivência da empresa. |
Textos norteadores |
https://exame.abril.com.br/economia/8-filmes- para- entender- a-crise-econômica-mundial/
|
(Fonte: O Próprio autor)
Introdução
Durante as crises econômicas, as empresas passam por situações muito delicadas e seus processos gerenciais e princípios de ética mostram – se diretamente ligados à manutenção e continuidade do negócio. Analisando a mais recente crise econômica que assolou o Brasil, podemos perceber quão negativo foi o impacto para as empresas, gerando escassez de empregos, redução nos quadros de funcionários e nos gastos orçamentários, entre outras medidas adotadas pelas organizações a fim de se manterem em atividade num período de tamanha turbulência.
Infelizmente, o impacto dessa instabilidade econômica é potencializado pela globalização, fazendo com que os efeitos se propaguem exponencialmente pelo mundo. O que se observa então é a crescente onda de desemprego, retração econômica, alta da inflação, desvalorização da moeda, entre outros fatores negativos que compõe um triste cenário de incerteza e angústia vivido por tantas pessoas e empresas.
Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa é compreender de que maneira a crise afeta o cotidiano de empresas e pessoas, quais são os fatores que a desencadeiam e quais as ações que gestores podem adotar ou evitar para minimizar o impacto, correlacionando o quadro em questão com as obras cinematográficas indicadas.
A metodologia aplicada neste projeto alia pesquisa bibliográfica, recursos audiovisuais e estudos de casos de empresas que foram amplamente impactadas pela crise. A abordagem será focada em empresas cuja gestão foi orientada por princípios pouco éticos, tendenciosos e imprudentes que acabaram pondo em risco não só o patrimônio da própria organização, como da economia do país como um todo, fazendo com que seus efeitos desastrosos tomassem proporções gigantescas e fossem sentidos globalmente.
Desenvolvimento
- Os efeitos da crise econômica de 2008
A crise econômica registrada em 2008 foi provocada pela falta de regulamentação no mercado financeiro, que permitiu que empresas fizessem investimentos de alto risco com o dinheiro de seus clientes e até mesmo se embrenhassem em negócios escusos, como lavagem de dinheiro, suborno entre outras atividades ilícitas. No mercado imobiliário, por exemplo, a falta de regulamentação mascarada pela falsa estabilidade do mercado, dado o momento de alta imobiliária, fez com que o os bancos investissem pesado em grandes hipotecas de alto risco. Diante da posterior queda nos preços dos imóveis, os bancos ficaram sem condições de quitar suas dívidas.
...