O Projeto Integrador I
Por: karinaalves3 • 4/6/2016 • Projeto de pesquisa • 976 Palavras (4 Páginas) • 494 Visualizações
Introdução
O Projeto Integrador consiste em estabelecer a conexão do ambiente de aprendizagem com a resolução dos problemas organizacionais, fazendo a analise das praticas empresarias e buscando possíveis melhorias para as mesmas. Desse modo escolhemos a Natura, uma empresa brasileira muito consolidada no mercado no seguimento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, que segue como líder neste segmento no Brasil e também tem reconhecimento internacionalmente pelos seus produtos.
A empresa que não cansa de inovar tem como objetivo sempre alcançar o melhor para os seus clientes e funcionários, agregando a eles valores, ética e responsabilidade social.
Portanto aqui será apresentado o desenvolvimento desta organização, o segredo de uma boa gestão que, tem feito desta empresa uma companhia de grande sucesso.
2. Histórico da Empresa
No ano de 1969 em um laboratório, foi fundada a empresa de cosméticos Natura, por um empresário brasileiro, Antônio Luiz Seabra,desde o começo Antonio teve o objetivo de vender produtos de cuidado pessoal que fossem produzidos com formulas naturais,que não prejudicasse o meio ambiente,com uma alta qualidade e preços competitivos no mercado,fazendo com que a sociedade passasse a se interessar já que existia uma grande concorrente no mercado com credibilidade.
Em busca de aumentar seu lucro e atrair mais clientes, no ano de 1974 a Natura investiu na venda direta, onde nasceu à consultoria Natura, reconhecendo o poder do contato pessoal e levando os seus produtos a casas dos consumidores, fazendo com que criasse uma relação mais próxima entre produto-consumidor, podendo ter mais detalhes das necessidades dos mesmos e das melhorias que poderia ser feita. Sempre pensando no equilibro do planeta,em 1983,foi a primeira empresa a oferecer produtos em refil.
Em 1993 lançou seus produtos de grande sucesso, a linha Mamãe e Bebê com a proposta de incentivar o toque e o vinculo entre mãe e filho.
A expansão da empresa começou em 1994, através do Chile, Peru e Argentina, fortalecendo sua marca e ganhando ainda mais espaço no mercado e nessa mesma época deu inicio ativamente no movimento de ampliação da responsabilidade social corporativa no Brasil. No ano de 2005, abriu a Casa Natura, em Paris, e em maio de 2006 começou a operar na Venezuela.
Em 2005, criou um projeto de incentivo para suas consultoras participarem de alguma maneira, colaborando com causas sociais ambientais, atuando nas comunidades onde vivem.
Sempre preocupada com o meio ambiente e com causas sociais, criou vários projetos em função de melhoria, como em 2010, onde deu inicio ao Instituto Natura,com o intuito de ampliar a sua contribuição para a melhoria da educação publica,criou também o Programa Amazônia, o Eco Parque em Benevides (PA), um complexo industrial com a função de gerar negócios sustentáveis a partir da sociobiodiversidade amazônica e impulsionar o empreendedorismo no local.
Em 2014, a Natura tornou-se a maior companhia do mundo a alcançar a certificação de Empresa B, que comprova seu compromisso em aliar desenvolvimento econômico e promoção do bem estar social e ambiental.
Atualmente é líder no setor de vendas diretas no Brasil, possui mais de 30 linhas de produtos, como higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, conta com sete mil colaboradores, 1,7 milhões de consultoras e suas operações foram expandidas também na Argentina, Bolívia Chile, México, Peru, Colômbia e França.
A estrutura da Natura é composta por fabricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), tem oito centros de distribuição no Brasil, alem dos centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo, Manaus e Nova Iorque.
No ano de 2013 teve o registro de receita de 7 bilhões e em 2014 ficou em torno de 7,4 bilhões um aumentou de 5,7% comparado com o ano anterior.
Recentemente a Natura anunciou que abrira lojas físicas, no ano de 2016 em grandes shoppings. A nova estratégia acontece em meio ao avanço de outras marcas no mercado de venda diretas e a resistência de parte do público ao modelo de compra por catálogo. A transformação da Natura em uma empresa multicanal era uma cobrança do mercado, mas a Natura sempre evitou criar conflitos com a sua rede de mais de 1,3 milhões de consultoras no país, com receio que suas consultoras saíram perdendo.
...