O Projeto Interdisciplinar
Por: claudiarondon • 3/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.405 Palavras (10 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Pólo Cuiabá/MT
Curso de Tecnologia em Gestão Financeira
Claudia Alves da Silva Rondon – RA: 6037465994
Dayane Aparecida Querobino – RA: 1982625186
Paulo Oliveira da Silva – RA: 5994434784
Tânia do Espirito Santos Placido – RA: 7797833864
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II
Cuiabá/MT
2017
Claudia Alves da Silva Rondon – RA: 6037465994
Dayane Aparecida Querobino – RA: 1982625186
Paulo Oliveira da Silva – RA: 5994434784
Tania do Espirito Santos Placido – RA: 7797833864
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia.
Tutor Eletrônico: Helena Belotti
Tutor de Sala: Shirlene Cristina Andrade de Oliveira
Cuiabá/MT
2017
RESUMO
O Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos superiores de Tecnologia ajuda os acadêmicos a colocar em prática todo aprendizado adquirido ao longo do semestre, isso porque os confronta com a proposta de expor ideias de melhorias e sustentabilidade em uma organização. Nesse contexto, foi apresentado neste relatório final a lanchonete Fabinho Lanches expondo seus pontos fortes e fracos e ameaças e oportunidades através da Análise Swot, fazendo um levantamento de campo da lanchonete e finalizando com proposta de melhoria. Pôde-se concluir que para estar de acordo com a satisfação do público, com o meio ambiente e com a ética, é preciso te dedicação e disciplina, buscando sempre meios de estar atenuado a atualidade e não desanimar nas adversidades do cotidiano.
Sumário[pic 3]
Sumário 7
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Descrição da organização 6
2.2 Descrições do produto ou serviço 6
2.3 Análise swot 9
2.4 Levantamento de Campo 10
2.5 Resultados 12
2.5.1 Propostas de melhorias 13
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1 INTRODUÇÃO
Esse relatório tem por objetivo descrever uma organização, a lanchonete Serginho Lanches.
Estudo Global sobre Alimentos para Lanches aponta que o mercado de Snacks está em ascensão. Esse tipo de alimento ganha mais espaço no cardápio das pessoas por sua praticidade – fator determinante para o consumidor, já que atualmente estes estão em busca de refeições cada vez mais rápidas e práticas.
Nesse contexto, mais de três quartos da população (76%) consomem lanches com freqüência, ou às vezes, para matar a fome entre as refeições ou satisfazer uma vontade. 45% consomem lanches como alternativa às refeições; 52% no café da manhã; 43% como almoço e 40% como jantar.
Mesmo com o crescimento do consumo de alimentos para lanches, a população apresenta maior preocupação com a saúde, o que sugere uma mudança de hábito.
Neste contexto, abordaremos produtos e serviços fornecidos por Serginho Lanches e também sua história.
2 DESENVOLVIMENTO
Aos 23 anos de idade, Sérgio Ferreira Silva teve a idéia de abrir seu próprio negócio. Corria o ano de 1999 e o jovem, mais conhecido como Serginho, possuía apenas a experiência de vendedor de uma loja de equipamentos de refrigeração. O estabelecimento foi aberto em 15 de setembro daquele ano, em um trailer de lata com pouco mais do que 15m², na rua Tamandaré, no bairro Tabajaras, setor central de Uberlândia. Durante um ano, a empresa e pelo motivo de ser popular e conhecido como Serginho ele então escolheu colocar o nome da empresa de “Serginho Lanches”.
Com o ensino médio incompleto, o empreendedor contou com seu tino comercial nos primeiros meses da lanchonete, quando seus maiores desafios foram conquistar clientes e fazer girar o capital inicial, que não era muito. “Vendi minha moto por R$ 4 mil, o único bem que eu tinha, e comprei o trailer. Tinha dia que fechávamos o trailer às 8h e já cheguei a dormir no balcão, tamanho era o meu cansaço por conciliar o trabalho na lanchonete e as funções de vendedor de loja”, disse. Os elogios feitos pelos primeiros clientes, por boca a boca, e o uso de panfletos de propaganda fizeram com que a empresa se expandisse. No primeiro semestre de 2001, Serginho ampliou o trailer e já contava com a colaboração de um garçom e da mãe, a aposentada Eurídes Faria da Silva, responsável pelo preparo dos molhos especiais de pimenta e alho. “Resolvi abrir a empresa como um complemento da minha renda de vendedor. Mas vi que o movimento só aumentava e tive que me dedicar totalmente ao meu próprio negócio.”
2.1 Descrição da organização
Razão Social: Lanchonete BadecoLtda
Nome Fantasia: Serginho Lanches
A empresa é uma lanchonete, que vende sanduíches, batatas-fritas, porções, pizzas, além de refrigerantes, sucos e bebidas alcoólicas, como cervejas e drinks. Além de servir esses produtos no local, recebe pedidos por telefone e faz entrega em domicílio, via motoboys. Atende diariamente cerca de 250 clientes, que são predominantemente jovens, visto que a lanchonete é muito freqüentada por estudantes universitários.
A média de vendas diárias é de 200 sanduíches, 6 porções, 5 pizzas, 32 latas de refrigerante, 16 garrafas de refrigerante de 500 ml, 60 garrafas de cerveja de 1L, 25 de lata cerveja de 473 ml e 4 cervejas longneck. O mercado em que a empresa atua é a do ramo alimentício, mas produz lanches de consumo rápido e com baixo custo para atender as necessidades dos clientes.
...