O Projeto de Pesquisa
Por: yvila • 6/7/2017 • Projeto de pesquisa • 1.399 Palavras (6 Páginas) • 279 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
UNIDADE VIA CORPVS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 360 GRAUS: UM CAMINHO PARA O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E ORGANIZACIONAL
FORTALEZA
2016
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 360 GRAUS: UM CAMINHO PARA O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E ORGANIZACIONAL
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Administração do Centro Universitário Estácio do Ceará como requisito parcial à aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientador: Jorge Vieira Da Rocha
FORTALEZA
2016
1. TEMA:
Avaliação de desempenho 360 graus: um caminho para o crescimento individual e organizacional.
- DELIMITAÇÃO DO TEMA:
O foco principal deste trabalho de pesquisa será investigar o método de avaliação 360 graus e sua contribuição para a melhoria do desempenho dos funcionários e, por consequência, das organizações.
- PROBLEMA:
Considerando que a avaliação 360 graus é uma metodologia muito utilizada pelas empresas para mapear e desenvolver as competências técnicas e comportamentais essenciais ao bom desempenho dos colaboradores e da organização, indagamos:
– Qual a contribuição da ferramenta para o desenvolvimento dos colaboradores e das organizações?
– Como verificar e acompanhar as melhorias e/ou deficiências individuais e organizacionais?
– Quais os desafios que seus resultados impõem aos colaboradores e às organizações?
- PRESSUPOSTOS (HIPÓTESES):
As hipóteses que o este trabalho pretende demonstrar são:
– O feedback contribui de forma significativa para a avaliação de desempenho 360 graus;
– Os gestores que aplicam a avaliação de desempenho na organização obtêm sempre os melhores resultados de seus colaboradores;
– A produtividade é otimizada quando há orientação direcionada para os colaboradores;
– A avaliação 360 graus diagnostica pontos fracos e permite a adaptação às mudanças dentro da organização e a modificação do comportamento do colaborador.
- OBJETIVO GERAL:
– Investigar a importância da metodologia de gestão avaliação 360 graus nas organizações.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Discutir as premissas da avaliação 360 graus;
- Identificar as vantagens e desvantagens da avaliação 360 graus;
- Identificar a importância do feedback na avaliação de desempenho 360 graus;
- Apresentar os limites e desafios desta metodologia de gestão.
- JUSTIFICATIVA
A importância desse estudo está em analisar como a avaliação de desempenho pode contribuir de forma significativa para o crescimento da organização, tendo e vista que discutir as influências presentes nas relações interpessoais dos colaboradores das organizações é fundamental para o desenvolvimento do trabalho nas organizações.
A avaliação de desempenho está diretamente ligada às motivações de todas as pessoas da organização. De acordo com Antonio Carlos Gil (2001), as organizações, enquanto sistemas de papéis, tendem a definir o comportamento desejado de seus empregados no desenvolvimento de uma tarefa. Ora, nem sempre o que o empregador efetivamente faz corresponde àquilo que se espera dele. Entre o desempenho real e o desempenho esperado costuma ocorrer um hiato que pode ser designado, de acordo com o autor, como discrepância de desempenho.
Conhecer a extensão dessa discrepância em relação a cada um dos empregados é muito importante para identificar problemas de integração dos empregados, de supervisão, de motivação, de subaproveitamento do potencial etc. Por isso, as organizações estão cada vez mais preocupadas com a implantação de sistemas de avaliação de desempenho de seu pessoal.
Diante disto, é de extrema importância identificar as principais vantagens e desafios da implementação da avaliação de desempenho nas organizações para a busca do melhor desempenho dos colaboradores e suas organizações.
- METODOLOGIA
Método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo, conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido. (LAKATOS, 2010). Sendo assim, o método científico é caracterizado como a teoria da investigação.
Já a pesquisa é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científico (GIL, 2002).
A pesquisa bibliográfica é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados (SEVERINO, 2007).
Dito isto, a metodologia aplicada a este trabalho de pesquisa será a pesquisa bibliográfica, com a pesquisa em livros e sites que abordem o tema proposto, de forma a identificar as vantagens, desvantagens, características, implementação, limites e desafios da utilização desse método avaliativo.
A metodologia será utilizada de forma a identificar a produção teórica relevante sobre o tema que, na atualidade, influencia a vida das organizações.
- REFERENCIAL TEÓRICO
Define-se feedback como um processo de fornecer dados para uma outra pessoa ou grupo para que possa melhorar seu desempenho alcançando, assim, os objetivos propostos. Ainda complementa que a necessidade do feedback se dá em virtude do envolvimento das pessoas no trabalho, ou seja, perdemos a visão do todo quando, sem perceber, focamos no trabalho.
O feedback consiste na comunicação verbal (palavras escritas ou faladas) ou não verbal (gestos, expressões, tom de voz, postura, entre outras) dirigida a outros, tornando-os cientes de qual é o impacto de sua conduta nos participantes do grupo. É transmitido por meio de uma metodologia específica, direta e clara, informações sobre a eficácia de seu desempenho na execução das atividades inerentes ao cargo que ocupa. (MISSEL, 2012).
...