O QUE É FINANCEIRO?
Tese: O QUE É FINANCEIRO?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 190520 • 27/8/2014 • Tese • 2.364 Palavras (10 Páginas) • 281 Visualizações
O QUE É FINANÇAS ?
Podemos definir como a arte e a ciência de administrar fundos, entre pessoas, empresas e governo.
Os administradores financeiros são responsáveis pelos orçamentos, previsões financeiras, administração de caixa, administração de crédito, análise de investimento e captação de fundos.
A relação da administração financeira com a economia está no fato de o administrador financeiro ter que conhecer todo o arcabouço econômico, para bem cumprir sua função; de forma que terá que utilizar as teorias econômicas para realizar operações comerciais com eficiência. Sendo exemplos à análise da oferta e procura, as estratégias de maximização dos lucros e a teoria de preços.
A relação da administração financeira com a contabilidade está no fato de que em pequenas empresas, o controller freqüentemente assume a função financeira e em grandes empresas, muitos contadores estão intimamente envolvidos em várias atividades financeiras.
No entanto, há duas diferenças básicas entre contabilidade e finanças: a ênfase no fluxo de caixa( contador – regime de competência e, administrador – regime de caixa) na tomada de decisão ( contador – volta sua atenção para coleta e apresentação de dados financeiros, administrador financeiro analisa os demonstrativos contábeis, desenvolve dados adicionais, baseado em suas avaliações acerca dos riscos e retornos inerentes).
Atividades Chaves do administrador financeiro:
• Realizar análise e planejamento financeiro – Transformação dos dados financeiros, de forma que possam ser utilizados para monitorar a situação financeira da empresa; avaliação da necessidade de se aumentar (ou reduzir) a capacidade produtiva; determinação de aumentos (ou reduções) dos financiamentos requeridos.
• Tomar decisões de investimento - determinam a combinação e o tipo de ativos constantes do balanço patrimonial da empresa.
• Tomar decisões de financiamento- Observar às necessidades, os prazos e alternativas de financiamento disponíveis.
Essas decisões são tomadas com base no balanço patrimonial e nos efeitos que terão sobre o fluxo de caixa.
O papel do administrador financeiro na administração da qualidade total (TQM)
Deve aplicar a todos os aspectos das operações de uma empresa, pois permeia toda empresa e afeta a todos. Assim, a qualidade é de responsabilidade de todos.
Benefícios e custos da TQM – No passado consideravam a qualidade e produtividade mutuamente excludentes , um aumentava em detrimento do outra. Recentes experiências demonstram que à medida que aumenta a qualidade aumenta também a produtividade. A melhoria da qualidade reduz os custos ao reduzir o tempo, materiais e serviços para corrigir os erros. Isto terá um efeito positivo nos lucros operacionais.
A TQM em ação - Dois exemplos notáveis da TQM em ação são a Ford Motor Company e a Du Pont.
A Ford, cujo lema é “Qualidade é a Tarefa nº 1, conseguiu uma significativa redução de custos de mão-de-obra, custos indiretos de fabricação e matéria-prima, necessários para produzir seus carros.
Agora, ela requer um terço a menos de horas trabalhadas para montar seus carros, em comparação com a rival, General Motors, uma economia de aproximadamente $ 800 por carro.
A Du Pont desfrutava de 80% de participação de mercado com o plástico Kalrez, até que os concorrentes japoneses, com melhor serviço ao cliente, começaram a fazer incursões. A empresa rapidamente reagiu, reduzindo seu ciclo de produção em mais de 75%, diminuindo o tempo para tomar os pedidos em mais de 50% e aumentou a pontualidade de entrega de 70% para 100%. Com resultados, as vendas aumentaram em 22%.
Formas Básicas de Organização empresarial
Firma Individual - Pontos Fortes - Uma única pessoa assume todos os direitos e deveres da empresa; baixos custos operacionais; o imposto de renda recai sobre os rendimentos do proprietário; sigilo nas negociações e facilidade de dissolução.
Pontos Fracos - O proprietário tem responsabilidade ilimitada; Todos os seus bens podem ser reclamados para saldar dívidas; tem limitada a capacidade de obtenção de fundos; o proprietário deve ser capaz de realizar qualquer atividade; dificuldade para oferecer aos empregados oportunidades de carreira; perda de continuidade quando morre o proprietário.
Sociedades – Reunião de duas ou mais pessoas. (Comandita simples, por ações, capital e indústria, por conta de participação).
Sociedade Limitada – Pontos Fortes - Sociedade em que um ou mais sócios tem responsabilidade limitada, desde que pelo menos um sócio assuma responsabilidade ilimitada; pode levantar mais fundos que as firmas individuais; maior capacidade de obter empréstimos; maior disponibilidade de pessoas pensantes e capacidade administrativa; consegue reter os bons empregados.
Pontos Fracos – Os proprietários poderão ter que cobrir dívidas de outros sócios com menos capacidade financeira; quando morre um sócio a sociedade se dissolve; dificuldade para liquidar ou transferir a sociedade; dificuldade para alcançar operações de grande escala.
Sociedade Anônima - Uma entidade empresarial intangível, criada por lei.
Pontos fortes - Os proprietários tem responsabilidade limitada que garante não perderem mais do que investiram; pode alcançar grandes dimensões devido à possibilidade de venda das ações; direitos de propriedade são facilmente transferíveis; vida longa da empresa; maior capacidade de expansão devido ao acesso ao mercado de capitais; tem certas vantagens tributárias.
Pontos Fracos – Impostos mais altos; exige maiores gastos organizacionais; se sujeita ao maior controle governamental; os empregados não possuem interesse pessoal na empresa; ausência de sigilo, pois os acionistas devem receber as demonstrações financeiras.
No organograma das Sociedades Anônimas, no que diz respeito aos proprietários, os acionistas elegem um conselho de administração que, a partir daí, contrata o presidente (parte administrativa)
Relação da Contabilidade com a Administração Financeira – O contador tem a função precípua de trabalhar os índices espelhados pela contabilidade e servir como um consultor nos assuntos financeiros (Controller). No entanto, uma diferença básica
...