O Que é Inteligência Emocional
Por: giubarreto • 15/10/2018 • Trabalho acadêmico • 467 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
Extra: O que é inteligência emocional
A Inteligência Emocional nada mais é que a habilidade de sentir, entender e aplicar eficazmente o poder e a percepção proporcionados pelas emoções para incrementar os níveis de colaboração e produtividade.
1 – Quais são os pilares da inteligência emocional?
- Conhecer as próprias emoções
- Controlar as emoções
- Automotivação
- Empatia
- Saber se relacionar interpessoalmente
2 – De que maneira a inteligência emocional torna-se um diferencial no mundo corporativo?
A capacidade de administrar com eficácia as próprias emoções e das pessoas que o cercam, impacta diretamente no clima organizacional e pode ser um fator determinante para o sucesso das estratégias globais da empresa. Pois, as pessoas que conseguem manter o equilíbrio das emoções, são capazes de criar um ambiente de harmonia e bem-estar, onde os conflitos internos tendem a ser reduzidos, e consequentemente a produtividade torna-se alta e eficiente.
3 – Qual a importância da comunicação nos relacionamentos interpessoais?
Para diminuir a quantidade de profissionais que se acham ‘mal compreendidos’, a prática da comunicação interpessoal é fortemente válida – ajudando para que as pessoas saibam lidar diretamente com seus colegas e pessoas de convívio, propiciando um ambiente mais aberto e receptivo à troca de ideias e pensamentos dos mais variados. Confira, a seguir, alguns fatores importantes para que os profissionais trabalhem a comunicação:
- Novas culturas (troca de ideias, hábitos e pensamentos)
- Aprendizado
- Inibição
- Networking
- Marcar presença
- Resolução de conflitos
- Autoconhecimento
4 – Comente a frase: as pessoas mais seguras acerca dos seus próprios sentimentos são melhores pilotos de sua vida
Quando você tem o controle dos seus sentimentos (razão>emoção), é possível tomar melhores decisões e atitudes mais produtivas. Sendo assim, alcançando melhores resultados.
5 – Que fatores podem contribuir para o desenvolvimento de competências na conquista do sucesso na carreira.
As experiências sociais e profissionais, além da educação (cursos, palestras, leitura, ensinamentos).
6 – Para Gardner, qual é o conceito de inteligências múltiplas?
A teoria das inteligências múltiplas foi estudada pelo psicólogo Howard Gardner como um contrapeso para o paradigma da inteligência única. Ele propôs que a vida humana requer o desenvolvimento de vários tipos de inteligências. Portanto, Gardner não entra em conflito com a definição científica de inteligência como sendo “a capacidade de resolver problemas ou fazer coisas importantes”.
Howard Gardner e seus colegas da prestigiada Universidade de Harvard advertiram que a inteligência acadêmica (obtida através de qualificações e méritos educacionais) não pode ser o fator decisivo para determinar a inteligência de uma pessoa. Gardner e seus colegas poderiam dizer que Stephen Hawking não tem mais inteligência do que Leo Messi, mas cada um desenvolve um tipo diferente.
A pesquisa de Howard Gardner identificou e definiu oito tipos diferentes de inteligência. Vamos ver com mais detalhes cada uma das inteligências propostas pela Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner.
...