O RESUMO GERMINAL
Por: jessicaacdr • 16/6/2016 • Resenha • 252 Palavras (2 Páginas) • 590 Visualizações
Os movimentos grevistas inciados na revolução industrial, as teorias de Taylor e os avanços na tecnologia melhoraram as condições de vida dos trabalhadores mas desfavoreceram o trabalho manual.
Antes da revolução não existiam direitos aos trabalhadores, segurança no trabalho, muito menos um pagamento “justo”. Famílias se sujeitavam a situações de risco, pois era sua unica forma de sustento.
O pouco caso dos patrões gerou uma revolta aos operários que finalmente decidiram tomar uma atitude em busca de melhores condições de trabalho, assim deram inicio a revolução.
Os operários conseguiram tais melhorias, porem os movimentos grevistas deram um grande impulso ao avanço tecnológico, e logo os trabalhadores passaram a ser substituídos por máquinas, fazendo com que o trabalho manual e os trabalhadores em si fossem perdendo importância.
Com o aumento das máquinas, o comportamento produtivo dos operários piorou, eles de certa forma acreditavam que quanto mais depressa trabalhassem, mais depressa seriam substituídos, o que Taylor denominou como “vadiagem sistemática”.
Os estudos de Taylor baseavam-se em trazer lucros para empresa e valorizar o trabalho dos operários, incentivando-os, dando-lhes garantia do seu trabalho.
O sistema de Taylor caracterizava-se em cinco aspectos, os quais visam analisar o trabalho em busca do melhor processo e menor espaço de tempo para realizá-lo, uniformizar os métodos de execução e ferramentas, planejar para depois executar o trabalho e um pagamento justo, o qual todos operários que a realizassem a mesma função tivessem o mesmo salário, alem de uma bonificação por acréscimo de produção como forma de incentivo. Seu sistema funcionou e funciona até hoje.
...