O Resumo do Longa Germinal
Por: lucasholis • 5/5/2016 • Resenha • 595 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
Lucas Henrique de Oliveira Silva
1411GEO012
Bibliografia auxiliar: ARRUDA, J.J.A. A grande transformação social. In: _____. A revolução industrial. São Paulo: Ática, 1988. p.64-85”.
Atividade sobre o filme “Germinal”
1. INTRODUÇÃO
O objetivo principal do longa é apresentar o processo de produção de trabalho no modelo capitalista ao qual ainda vivemos, a expansão do capital, mostrando também de uma forma lúcida os opostos entre as necessidades humanas e as materiais. No filme, são abordadas as relações de trabalho, as lutas de classes que aparecem no modo de vida capitalista, como se deu o processo de instalação do mesmo nessas cidades e como é o ritmo da produção e da exploração dos trabalhadores pelos patrões, conhecendo então a mais-valia, onde, o trabalho desumano nas minas de carvão francesas é retratado juntamente as severas transformações sociais impostas por esse modo de produção capitalista.
"Germinal" refere-se ao processo de gestação e maturação de movimentos grevistas por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França, nesse período alguns países passavam a integrar o conjunto de nações industrializadas ao lado da Inglaterra, entre os quais a França, palco das ações representadas no filme.
Nos ambientes podemos acompanhar a burguesia e seu cotidiano de brioches, grandes refeições, luxuosas residências e total descaso em relação ao mundo que existe além dos seus portões.
2. O FILME
A história do filme gira em torno de uma família, com Toussaint Maheu, trabalhando em condições totalmente impróprias, sujeito a acidentes que podem tirar a vida ou amputações, assim nos mostra o proletariado francês no filme. Na escuridão das minas de carvão, sujo, cumprindo jornadas de até 16 horas, recebendo salários baixíssimos e tendo que ver sua família toda se encaminhar para o mesmo tipo de trabalho e péssimas condições. A pobreza dos personagens é nítida, a situação que vivem é quase calamitosa, a cozinha não tem nada de comer, a água causava-lhes cólicas devido às condições precárias as quais era armazenada.
Precisa então tomar providências e para isso é instigado pela chegada de um novo operário, que já conhece em termos de criação e fomentação de movimentos reivindicatórios. O primeiro passo deles é criar condições de sobrevivência para os trabalhadores tendo-se em vista que uma greve poderia se prolongar por um longo período de tempo, por isso, criam uma caixa de resistência, com a qual todos os operários deveriam contribuir. A diminuição dos salários e o pouco caso dos patrões em relação à segurança e a saúde dos trabalhadores aumenta ainda mais as tensões. Pouco resta aos trabalhadores senão a luta contra aqueles que os oprimem.
A greve se alastra. Os trabalhadores passam por cada uma das minas para incentivar os outros a aderirem. O ápice se dá quando a empresa ameaça demitir os grevistas e colocar operários belgas em seu lugar. Temendo então pela fome, diante da real possibilidade de não terem mais com o que trabalhar, a greve perde força.
3. CONCLUSÃO
Com a atividades percebemos que a Revolução Industrial provocou uma série de transformações políticas, econômicas e sociais na história. O filme é de uma abordagem extremamente interessante juntamente com o texto apresentado, afinal, nos leva a entender o contexto da época, a luta dos trabalhadores, e como esse contexto está presente mesmo que de forma distinta em nosso cotidiano, onde as pessoas de classes altas exploram os trabalhadores que precisam do emprego para sobreviver e a falta de direitos que mesmo hoje no século XXI ainda existe, como a impossibilidade de greves aos trabalhadores, onde o “burguês” ameaça o trabalhador com a demissão ou a falta de pagamento por um direito próprio.
...