O Recrutamento em Empresas
Por: gustavojh • 25/9/2015 • Artigo • 812 Palavras (4 Páginas) • 226 Visualizações
I-PRÉ -PROJETO
1.1 Introdução
Buscando uma capacitação de funcionários, o mercado empresarial busca desenvolver sistemas para o recrutamento e treinamento.
Atualmente nas pequenas e medias empresas possuem uma alta rotatividade com relação aos seus colaboradores, por sua vez a cada dia, esta rotatividade vem aumentando substancialmente, devido á isso, algumas empresas de pequeno, médio e grande porte, acabam contratando pessoas que no processo de recrutamento, é observado que as mesmas não foram treinadas para a ocupação do cargo que lhe foi proposto.
Diante disso, as organizações acabam trazendo para si, alguns problemas que não fora percebido no ato da contratação, como por exemplo, explicar o quais as sua atribuições que o mesmo deverá ocupar no momento da sua contratação, o que os mesmos irão fazer, qual o horário, os benefícios, e principalmente os seus direitos e deveres dentro da organização, é nesta vertente que o autor afirma:
Segundo França (2007), afirma que : “Quando há uma variedade intelectual, as chances de a empresa encontrar o perfil ideal para o preenchimento da vaga, aumentam, caso contrário, o recrutamento não atinge o seu objetivo. Portanto, para que a organização possa preencher uma vaga, colocando a pessoa certa, no lugar certo, é de extrema relevância que o processo de recrutamento, consiga atrair o máximo de candidatos possíveis, dentro do perfil previamente anunciado. Para isso, a organização precisa analisar inicialmente, quais são as exigências que o cargo requer, como funções a serem desenvolvidas e o perfil necessário para o mesmo. Logo após, é preciso verificar, como será feito o recrutamento, isto é, interno ou externo, sempre objetivando contratar pessoas que possam contribuir para o sucesso da organização”.
Portanto, analisando a importância de ter um trabalho abordando teorias com relação ao recrutamento e treinamento dentro de uma organização, é que se pretende-se levantar buscar alguns aspectos teóricos favoráveis que possam ajudar o crescimento das pequenas e médias empresas.
Contudo, para que se tenham mais princípios de pesquisa em se aprofundar sobre o assunto acaba por sua vez, chegando ao consenso de que muitas empresas estão deixando à desejar sendo que deveriam investir, pois quanto maior o investimento melhor a capacidade de trabalho para a sociedade no presente e para gerações futuras.
Por fim, o que se espera encontrar no final do estudo é se possível, esclarecer quais ou quantos males possuem quando uma empresa não opta em oferecer ou até mesmo contratar profissionais que trabalhem com recrutamento.
1.2 PROBLEMÁTICA
A problemática encontrada em realizar este projeto se define pela falta de informação que os pequenos e médios empresários possuem em assuntos relacionados ao recrutamento e treinamento de seus colaboradores e principalmente, informações relevantes que o leve para questionamentos da rotatividade de colaboradores e quais os tipos de problemas gera para a organização como também para o colaborador.
1.3 OBJETIVO
1.3.1- Objetivo Geral
Temos como objetivo geral realizar um trabalho, cujo o intuito é com que os empresários de pequenas e medias empresas posam utilizar de nossas ideias e teorias para dar um bom recrutamento e treinamento para seus colaboradores.
1.3.2 Objetivos Específicos
Os objetivos específicos deste trabalho são:
• Analisar o desenvolvimento de empresas que possuem o recrutamento e treinamento de pessoas
• A implantação de ferramentas através de teorias sobre o assunto, que abordem e informem a importância de investimentos na área de gestão de pessoas.
• Levantar qual ou quais os possíveis motivos da alta rotatividade de contratação de colaboradores dentro de uma organização.
• Apresentar
...