O Relacionamento Interpessoal
Por: rcurtinovi • 31/8/2024 • Trabalho acadêmico • 2.587 Palavras (11 Páginas) • 51 Visualizações
Importância do relacionamento interpessoal em uma empresa
Acadêmicos:
Murilo Moraes
Igor Capra
Rodrigo Curtinove
Jorge Martins
Tutora:
Maurea Gamba
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo identificar a importância do relacionamento interpessoal em uma empresa multinacional dedicada a fabricação de argamassas e impermeabilizantes localizada na cidade de Osório/RS.
Pois quando uma empresa não se comunica bem os problemas de fluxo de informação e de relacionamento logo aparecem e podem comprometer o resultado da empresa. O sucesso de uma organização está intimamente relacionado com a habilidade de comunicação e na forma de como as pessoas se relacionam entre si.
O relacionamento interpessoal é extremamente importante nos resultados de uma empresa, que depende diretamente do relacionamento entre seus colaboradores, quando todos trabalham de forma harmônica e colaborativa, toda equipe ganha com produtividade, um bom clima organizacional e motivação.
Palavras-chave: relacionamento interpessoal, empresa, resultado;
- INTRODUÇÂO
Relações interpessoais é a comunicação entre duas ou mais pessoas, é a forma com que cada um se comunica, a forma como pensa e age diante de qualquer contexto no qual está inserido, é saber que além de si mesmo existem mais pessoas que precisam de respeito, de assistência, de segurança e que isso precisa ser atendido.
Desde a pré-história o homem teve que aprender a conviver com os outros, e isso ocorreu através da caça, pois era o meio de sobrevivência que eles possuíam e, com isso, tinham que aprender a dividir as tarefas e as suas conquistas para o próprio sustento (FONSECA et al., 2016). Verifica-se então que a necessidade de saber lidar com o outro sempre foi importante e fundamental para as necessidades e até mesmo realizações.
A integração entre setores é fundamental para que as empresas alcancem bons resultados. Por isso, perceber a interferência da sua área de atuação na do colega é muito importante e pode facilitar as ações do próprio setor.
Quando se fala em estimular a integração entre equipes, logo vem à mente a ideia de trabalhar com profissionais que atuam na mesma área. No entanto, uma organização sempre é formada por mais de um departamento e todas as pessoas que nela trabalham somam esforços para dar vida ao negócio.
Para exemplificar, podemos pensar em uma engrenagem. Várias peças diferentes precisam rodar em harmonia para que o sistema funcione corretamente. Numa empresa não é diferente. É preciso que todos os colaboradores tenham, ao menos, uma noção do todo. Isso evita, por exemplo, que um departamento boicote o outro por desentendimentos que poderiam ter sido evitados.
Nesse sentido, o profissional precisa estar atento e buscar entender as dificuldades que cada setor enfrenta. Se ele acompanha os indicadores das outras áreas, vai saber atuar e se posicionar melhor, podendo responder ao gestor ou cliente com mais propriedade. Esse interesse, além de aumentar o conhecimento em relação à empresa, vai fazer ainda com que o profissional seja visto como versátil e proativo.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nessa perspectiva, as relações interpessoais têm muita influência no âmbito organizacional, no trabalho das equipes, no desenvolvimento das funções, no clima e em vários outros fatores, e esses são aspectos que possuem uma grande contribuição para alcançar os objetivos estratégicos propostos pela organização (GOIS; PASTRO, 2011).
De acordo com Santaella (2001), um fator importante a respeito da comunicação é a intencionalidade. A autora define intenção como “atividade direcionada a um objetivo, envolvendo, portanto, a validação” (p.20). Desse modo, toda mensagem que uma pessoa tenta transmitir a outra, carrega em si uma intenção de causar alguma reação naquele que a recebe; independentemente de qual seja essa reação, ela provavelmente, já foi prevista pelo emissor da mensagem. Andrade e Henriques (2010, p.15) dizem que “O mundo da comunicação é vastíssimo, embora seja predominante a ideia da comunicação verbal, falada ou escrita”.
“a capacidade de progresso do homem seria pequena, se ele aprendesse apenas com a própria experiência. O homem aprende também com a experiência dos outros. A experiência conceitualizada transforma-se em conhecimento, e o conhecimento de um pode ser informado a outros, seja de forma intencional ou não. Informado sobre algum tipo de conhecimento, seja pela via da observação ou da comunicação, o homem é capaz de associá-lo ao seu próprio conhecimento e realizar sínteses que enriquecem o seu saber, de tal sorte que o homem se constrói individualmente e socialmente e, por uma capacidade ou condição exponencial dessa construção, ela se torna universalizada e historicizada, passando a ser a construção da espécie” (DANELI, 2005, p. 1-2).
De acordo com Rodrigues et al. (2001 apud GARCIA; SILVA, 2014) as organizações englobam várias pessoas, com diversos tipos de personalidades e possuem a sua própria cultura, entretanto, detêm um mesmo objetivo, já que são pessoas providas de várias ideias, necessidades e sentimentos que estão a todo o
Segundo Lima (2012) a comunicação interpessoal faz toda a diferença na organização, desde que se saiba o momento certo de se expressar, hora de falar e a hora de ouvir, é essencial que as pessoas na organização se comuniquem entre si, pois isso faz com que elas tenham motivação e também uma melhor produtividade, pois as organizações hoje em dia buscam além de um bom currículo profissional, uma boa capacidade de lidar com as pessoas, pois as habilidades interpessoais são tão importantes quanto às habilidades técnicas.
Nos últimos tempos o mercado está cada vez mais competitivo e diante disso as empresas estão criando meios para não perder essa competitividade, e começaram a enxergar o trabalhador de forma diferente, e com isso não preferem mais os candidatos individualistas, mas sim pessoas que consigam se relacionar, que tenham união, que saibam se integrar de forma coerente no ambiente de trabalho, sabendo trabalhar em equipe, pois assim irão ter melhor rendimento (SANTOS, 2011).
Este estudo torna-se extremamente importante para que as relações interpessoais no ambiente de trabalho sejam saudáveis, a fim de cooperar de forma positiva para a produtividade da empresa e até mesmo para a motivação dos funcionários, aprendendo a lidar com as diferenças do seu próximo sem comprometer as atividades exercidas no âmbito organizacional.
...