O Risco e Performance
Por: RHAYNU • 11/6/2021 • Trabalho acadêmico • 274 Palavras (2 Páginas) • 82 Visualizações
1) Diante de uma atitude governamental a taxa de juros foi reduzida e isso impactou diversos setores da economia, quais setores são mais atingidos e quais são menos atingidos? Que outra consequência essa atitude pode gerar na economia?
R: Os setores de construção civil se beneficiam pelo aumento da procura, pois com os juros mais baixos ocorre a facilitação do financiamento imobiliário e, consequentemente, apreciação do imóvel. As locadoras de veículos, tais como Localiza e Unidas, tem boa parte de sua dívida atrelada à Selic e com a queda da taxa elas se favorecem. Já os bancos se prejudicam, uma vez que a taxa influencia o custo do crédito que os bancos oferecem.
Uma consequência é a migração dos investimentos que eram destinados aos títulos públicos que deixam de ser atrativos pelos juros baixos, a tendência é que haja a migração desse investimento para a renda variável, inclusive recentemente tivemos número recorde de investidores na IBOVESPA.
2) O risco de marca é algo muito comum e isso aconteceu com a Samsung onde o Note explodiu e gerou um problema para a marca, tem o caso da Vale em Brumadinho e Mariana. Por favor cite 2 outras marcas ou empresas que sofreram com algum problema.
R: “O caso do rato na Coca Cola” - Sabemos que foi gerado um grande problema para marca, fazendo com que ela fizesse até uma propaganda mostrando o rigoroso processo de controle de qualidade, mas não teve jeito, a repercussão ocorreu em vários países.
Cervejaria Belorizontina - A contaminação da cerveja em mais de 1 milhão de garrafas que gerou a morte de várias pessoas, fazendo com que a marca perdesse total confiança e credibilidade dos consumidores.
...