O Sistema de custeio ABC
Por: Felipe moraes ramos • 26/6/2015 • Trabalho acadêmico • 762 Palavras (4 Páginas) • 323 Visualizações
Sistema de custeio ABC
O sistema de custeio ABC tem como principal característica considerar as atividades desenvolvidas como fonte originária de custos aos produtos/serviços e permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e o objetivo do Custeio ABC é suprir a necessidade de informações precisas sobre o custo da necessidade de recursos de produtos, serviços, e canais específicos.
A atribuição de custos as atividades no sistema de custeio segue a alocação direta, o rastreamento e o rasteio, assim a medida que as empresas utilizam tecnologia mais avançadas na produção os custos indiretos aumentam e o valor da mão-de-obra direta diminui.
Algumas vantagens da aplicação do método de custeio do ABC são: ele adequa-se mais facilmente as empresas de serviços; Identifica o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade; Pode ser empregado em diversos tipos de empresas; Possibilita a eliminação ou redução das atividades que não agregam valor ao produto. E algumas desvantagens são: Gastos elevados para implantação; Necessidade de revisão constante; Não é aceito pelo fisco. Conclui-se que, com a utilização do método do custeio baseado na atividade, torna-se capaz de desenvolver informações relevantes ao processo de decisão, permitindo que se observe aspectos importantes do processo produtivo, tais como as perdas. Portanto cada empresa tem que analisar o que vai ser melhor para ela, vendo todas as vantagens e desvantagens.
A economia tem que acompanhar a evolução do mundo, as empresas precisam acompanhar o ritmo ditado pela competitiva globalização mundial na qual pequenas mudanças fazem grandes diferenças, portanto o bem gerir dos custos faz com que a empresa diferencie, e saia na frente dos seus concorrentes, pois se mostra atualizada e disposta a agregar mais valor a sua produção visando satisfazer clientes, o que a torna mais dinâmica e lucrativa.
Planejamento de custos
Para fazer um bom planejamento de custos é necessário fazer uma boa analise e avaliar a viabilidade de sua empresa, e também conhecer bem a definição de lucros, preços e tempo de retorno, para que não haja erros nessa decisão.
Lucro é um retorno positivo de um investimento, então é necessário analisar se sua lucratividade está dentro da média do setor, e no caso se não estiver, há algo errado com a sua empresa, então analisar a lucratividade da empresa é uma coisa muito importante, para que não haja erro em suas escolhas.
Para fazer a colocação de preços, é necessário ver todas as despesas da empresa e o método mais utilizado para a colocação de preços é o markup, que é feita a soma dos custos fixos e variáveis a uma determinada margem de lucro estabelecida pelo empresário, e também pode ser feita a análise dos preços da concorrência e a adoção dos valores similares do mercado.
E o tempo de retorno indica em quanto tempo ocorre a recuperação do investimento feito e isso depende do valor do investimento inicial e da produtividade da empresa, então quanto maior o investimento maior é o tempo de retorno.
Assim para que haja um bom planejamento de custos é preciso analisar tudo na empresa, ver sua rentabilidade através dos sistemas de gerenciamento contábil, ver todas as vantagens da elaboração e analisar os custos dos produtos, pois qualquer diferença de valores tem que ser muito bem analisada, para que a empresa tenha lucros e não prejuízos.
...